TCU alerta sobre problemas de segurança na Copa

A um mês do início da Copa do Mundo, o Brasil apresenta falhas na área de segurança, que podem prejudicar a imagem do país no exterior, disse hoje (13) presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assegurou que o país está preparado para o Campeonato Mundial de Futebol.
Durante debate sobre a gestão da segurança pública no Brasil e o lançamento de um estudo sobre a governança no setor, o presidente do TCU disse que, apesar de alertas feitos pelo tribunal, os governos estaduais e o federal não tomaram todas as medidas necessárias para superar os problemas relacionados à segurança durante a Copa.
“Fizemos várias viagens em todo o Brasil, e sentimos que algumas capitais não terão as obras de mobilidade. Há muitos canteiros de obras [expostos] que, por si só causam, de certa forma, preocupação com a segurança, porque não estão adequados à estrutura da boa segurança para quem vai assistir a Copa”, disse Nardes.
De acordo com o presidente do TCU, o tribunal alertou, há dois anos, sobre as providências que os governos deveriam tomar em relação à Copa como um todo. Mas, segundo ele, o alerta não foi suficiente.
“O Tribunal de Constas da União tem feito o seu papel no sentido de mostrar onde estão os gargalos, e esperamos que na reta final sejam tomadas as providências, especialmente na questão da segurança, porque qualquer tipo de crime que aconteça durante a Copa pode manchar todo um trabalho feito por todos os brasileiros”, frisou.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, rebateu as críticas e disse que o planejamento foi organizado de forma conjunta entre os ministérios da Justiça, da Defesa e as secretarias de segurança dos estados-sede.
“Todo o planejamento para Copa passou por uma integração. Os investimentos em segurança dotaram as 12 cidades-sedes de centros de comando moderníssimos. Utilizando instrumentos de alta tecnologia e eficácia”, disse o ministro.
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
