Futebol

Alemães dominam ranking de público, e Brasil tem só dois clubes no Top 100

Por Globoesportes.com 30/07/2014 16h04
Alemães dominam ranking de público, e Brasil tem só dois clubes no Top 100

Líder do ranking de média de público, o Campeonato Alemão tem seis times entre os dez que mais levaram torcedores aos estádios na última temporada.

Em estudo elaborado pela "Pluri Consultoria", o atual campeão do mundo domina a lista dos 10 primeiros, com seis clubes da Primeira Divisão e um da Segunda.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Borussia Dortmund foi a equipe que mais arrastou público para suas partidas: 80,3 mil pessoas por jogo, com 100% de ocupação do estádio. O futebol brasileiro vem muito atrás, com apenas dois clubes entre os 100 primeiros: Cruzeiro e Santa Cruz.

O ranking é dominado pelo continente europeu, que tem 78 dos 100 clubes com maior média de público do mundo na última temporada. Os 13 primeiros também são do Velho Continente. Em comparação ao mesmo estudo realizado no ano passado, as três primeiras posições seguem inalteradas.

O Borussia Dortmund lidera, seguido de Manchester United (75,2 mil/jogo – 99% de ocupação) e Barcelona, com (72,1 mil/jogo). O clube catalão, no entanto, teve "apenas" 73% de ocupação do Camp Nou.

Na 14ª colocação, o River Plate é o primeiro fora da Europa a figurar na lista. Com média de 44,9 mil torcedores por jogo, o clube argentino aparece na 14ª colocação. Em toda a lista, há clubes de 18 países diferentes. A Alemanha lidera com 25 times, seguidos por 16 da Inglaterra e sete de Espanha, Itália, França e Argentina.

O Brasil tem apenas dois clubes na lista dos 100. Atual campeão nacional e líder do Brasileirão 2014, o Cruzeiro aparece em 70º, com 28,9 mil torcedores por partida.

Vencedor da Série C no ano passado, o Santa Cruz, da Segunda Divisão, ocupa a 89ª colocação, com 26,6 mil/jogo.

Além de ser o único clube do país a aparecer nos três rankings realizados anteriormente pela "Pluri Consultoria", o Santa Cruz possuí a maior média de público do futebol brasileiro no acumulado dos últimos três anos: 29,3 mil/jogo.