Futebol

Assim como há 12 anos, Botafogo e Palmeiras duelam na luta contra degola

Por 7 segundos com LanceNet! 08/10/2014 10h10
Assim como há 12 anos, Botafogo e Palmeiras duelam na luta contra degola
- Foto: Celio Messias/LANCE!Press

O ano era 2002, mas a situação, quase idêntica. Botafogo e Palmeiras se encontram na noite desta quarta-feia, às 19h30, no Maracanã, brigando contra o rebaixamento, assim como há 12 anos. O fim daquela história foi triste, com os dois gigantes do futebol brasileiro caindo para a Série B do Brasileirão. História que nenhum deles quer ver repetida.

Naquela oportunidade, em jogo válido pela 24ª rodada, o Verdão derrotou o Alvinegro por 2 a 1, gols de Muñoz e Nenê para os paulistas e Carlos Alberto para os cariocas. Como também estava na reta final do torneio, teve contornos dramáticos, mas os três pontos não adiantaram muito para o Palmeiras, que acabou com 27 pontos, na 24ª posição, enquanto o Bota ficou com 25, na 26ª e última colocação.

O técnico Vagner Mancini considera esta uma partida de “18 pontos”, número que ele considera ideal para fugir da degola.

– Muita gente diz que é jogo de seis pontos. Acho que é de 18. Nas nossas contas, achamos que o Botafogo terá de somar 18 pontos. Dependendo do campeonato, mas acho que a média vai ficar em 18. Cada vitória representa esses 18 pontos. Isso foi passado para os atletas. Numa situação difícil, como no futebol e na vida, você tem que abrir o peito e encarar – disse o treinador, ontem, em coletiva.

Com a torcida cada vez mais desacreditada numa possível reação alvinegra no Brasileirão, o treinador sabe que a vitória é importante para tentar uma reaproximação entre as partes, importante para tirar o Alvinegro da atual situação.

– Temos que voltar a ganhar. Não tem outra maneira de resgatar a confiança do torcedor. Temos atuado bem, mas ainda pecamos em aspectos relevantes – disse.