Futebol

Com Jobson em comum, Bota-2009 inspira atual na luta contra degola

Por 7 Segundos com Globo Esporte 01/11/2014 09h09
Com Jobson em comum, Bota-2009 inspira atual na luta contra degola
- Foto: Getty Images

Alcançar quatro vitórias em sete partidas é uma missão considerada difícil para o Botafogo em sua luta contra o rebaixamento. Mas a inspiração para o grupo comandado por Vagner Mancini pode vir de dentro do clube. Em m 2009 o Alvinegro viveu situação semelhante, e com cinco vitórias na reta final, escapou da queda para a Série B.

À época comandado por Estevam Soares, o Botafogo fechou a 31ª rodada na 18ª posição do Campeonato Brasileiro e com 32 pontos conquistados – um lugar abaixo na classificação e um ponto a menos do que na edição atual. Mas o time conseguiu reagir e evitar o rebaixamento vencendo cinco de seus últimos sete jogos.

Há cinco anos, o Botafogo teve quatro compromissos como mandante e três como visitante nas últimas sete rodadas. Além de fazer seu dever de casa, o Alvinegro conquistou uma vitória por 1 a 0 sobre o Internacional no Beira-Rio. O gol foi marcado pelo zagueiro Juninho, mas o destaque foi o goleiro Jefferson, que, com grandes defesas, garantiu o resultado.

Nos últimos dois jogos no Engenhão o destaque foi Jobson. O atacante, que está de volta ao elenco do Botafogo, marcou dois gols na vitória por 3 a 2 sobre o São Paulo (assista ao vídeo) e um na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, na última rodada, que garantiu a permanência do Alvinegro na Primeira Divisão.

- Já falamos sobre isso internamente. É sempre bom buscar exemplos saudáveis, e quando um deles aconteceu na sua casa é melhor ainda. Isso nos traz energia positiva e faz com que estejamos mais perto de realizar essa tarefa. Hoje, sair do rebaixamento seria como um título para nós. Ninguém quer enaltecer esse fato, mas por tudo o que vivemos, esse será o significado - afirmou Vagner Mancini.

As campanhas dos times nos dois anos de luta contra o rebaixamento são diferentes, apesar da pontuação parecida. O Botafogo de 2009 iniciou a 32ª rodada com seis vitórias, 14 empates e 11 derrotas (além de 43 gols marcados e 50 gols sofridos). Já a equipe de 2014 atualmente soma nove vitórias, seis empates e 16 derrotas (30 gols marcados e 38 gols sofridos).

Confira o caminho do Botafogo nas últimas sete rodadas de 2009

Botafogo 1 x 0 Náutico
Internacional 0 x 1 Botafogo
Botafogo 2 x 0 Coritiba
Barueri 3 x 0 Botafogo
Botafogo 3 x 2 São Paulo
Atlético-PR 2 x 0 Botafogo
Botafogo 2 x 1 Palmeiras

Confira o caminho do Botafogo nas últimas sete rodadas de 2014

Cruzeiro x Botafogo
Botafogo x Atlético-PR
Fluminense x Botafogo
Botafogo x Figueirense
Chapecoense x Botafogo
Santos x Botafogo
Botafogo x Atlético-MG