Brasil recebe Tombense no primeiro jogo da final da Série D
Depois de uma longa caminhada, Brasil de Pelotas e Tombense decidirão o título da Série D neste domingo, às 20h30, horário de Brasília. O jogo em Pelotas é a chance da torcida Xavante lotar o estádio Bento Freitas e ver o rubro-negro encaminhar o primeiro título nacional, enquanto os mineiros querem coroar a boa campanha no centenário.
Com jogos heroicos, Brasil e Tombense não desanimaram depois de conquistar o acesso à Série C de 2015. Depois de vencer o Brasiliense nos pênaltis, o Xavante enfrentou o time de melhor campanha na semifinal, o Londrina, mas classificou com qualidade. Do outro lado, o Gavião-Carcará deixou para trás Moto Club e o Confiança de Sergipe, decidindo sempre em casa.
JOGO IMPORTANTE PARA OS DOIS
Apesar de centenário, a Série D deste ano foi o primeiro campeonato nacional que o Tombense disputou desde sua fundação em 7 de setembro de 1914. O Carcará, como é carinhosamente conhecido, sempre foi famoso no futebol amador do interior de Minas Gerais, mas teve poucas chances no futebol profissional. Agora na grande final, o time mineiro pode fazer história e conquistar seu primeiro título profissional na história.
O Brasil também não fica muito atrás quando o assunto é fato inédito. Apesar de não ser a primeira vez que o Xavante disputa uma competição nacional, será a estreia do clube em uma decisão de um torneio organizado pela CBF. Diferentemente do adversário da final, o Brasil possui tradição no Rio Grande do Sul, já que é o primeiro campeão estadual. Mesmo com grandes campanhas no passado, os gaúchos também nunca foram campeões nacionais.
TROCA O GOLEIRO
Com uma grande confusão na semifinal com o Londrina – jogadores e membros da comissão técnica se confrontaram no gramado do Estádio do Café –, o goleiro Eduardo Martini acabou expulso e até levado à Delegacia de Polícia para explicar a origem da briga. O defensor ainda não foi julgado pelo STJD e pode pegar mais jogos de gancho, mas contra o Tombense cumpre suspensão automática.
Para o seu lugar, Rogério Zimmermann já escalou o reserva imediato, Anderson. No restante do elenco, não devem aparecer surpresas. Artilheiro da Série D, com oito gols, Nena deve ser mantido no campo de ataque ao lado de Alex Amado, enquanto Rafael Forster e Cirilo também se mantém entre os onze titulares.
EM CASA
O Grêmio Esportivo Brasil ainda não perdeu nesta Série D jogando no estádio Bento Freitas, em Pelotas. Foram cinco jogos, com um empate e quatro vitórias. No começo da competição, o Xavante jogou longe de sua casa, com um jogo em Gravataí, no estádio Antônio Ramos, e outro na Boca do Lobo - ambos também terminaram com vitória do time gaúcho.
MUDA NO MEIO
O único suspenso do Tombense para o confronto é o volante Joílson, que recebeu o terceiro cartão amarelo e não viaja para o Rio Grande do Sul. Para o seu lugar, Eugênio Souza deve escalar Denílson, marcador titular no começo da competição. Do outro lado, quem volta de suspensão automática é o meia Francismar, que já não enfrentou o Confiança no último final de semana, fora de casa.
O torcedor do Gavião-Carcará pode comemorar a volta de Francismar ao lado de Élvis no time titular. Se o time está a nove jogos invicto, são seis vitórias e três empates, com a dupla em campo o Tombense não perde a oito - cada um deles ainda tem quatro gols na Série D.
LONGE DE MINAS
Fora do estádio Antônio de Almeida, em Tombos, o Tombense tem campanha equilibrada. Foram duas vitórias, duas derrotas e ainda três empates. Para comemorar o título no ano do centenário, o Gavião-Carcará decidirá a Série D em Minas Gerais, mas não na sua casa habitual. O time de Eugênio Souza fará a grande final no estádio Soares da Azevedo, em Muriaé.
Brasil-RS
Anderson; Wender, Cirilo, Fernando Cardozo e Rafael Foster; Leandro Leite, Marcio Hahn, Washington e Felipe Garcia; Nena e Alex Amado.
Técnico: Rogério Zimmermann
Tombense-MG
Darley; Juninho, Heitor, Welington e Mazinho; Denílson, Mateus, Coutinho e Francismar; Daniel Amorim e Élvis.
Técnico: Eugênio Souza
Últimas notícias
Identificada mulher assassinada no bairro da Ponta Verde
[Vídeo] Caminhão dos Bombeiros capota e deixa três militares presos às ferragens em Maceió
[Vídeo] Homem ateia fogo na própria residência no bairro Zélia Barbosa, em Arapiraca
Polícia Militar apreende 28 armas de fogo e 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Bolsonaro volta a centro cirúrgico para tratamento de soluços, diz Michelle
Vacina+ percorre 82 municípios e analisa quase 10 mil cadernetas de vacinação em 2025
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
