Esportes Brasil

Brasil vai precisar de empate contra o Peru para seguir na Copa América

Por Claudio Barbosa com Hoje em Dia 11/06/2016 08h08
Brasil vai precisar de empate contra o Peru para seguir na Copa América
- Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A Seleção Brasileira só vai precisar de um empate, na partida contra o Peru, domingo, às 21h30 (de Brasília), no Gillette Stadium, em Boston, pela última rodada do Grupo B da Copa América, para se garantir nas quartas de final da competição.

Como o jogo entre Equdor e Haiti acontece mais cedo, às 19h30 (de Brasília), em Nova Jersey, o Brasil pode até entrar em campo classificado, mas essa hipótese é remota, pois dependeria de uma vitória dos haitianos sobre os equatorianos, o que é muito difícil de acontecer pela diferença técnica entre as duas seleções.

O time do técnico Dunga passou a depender apenas do empate para seguir na Copa América por causa do empate por 2 a 2 entre Peru e Equador, em partida realizada na quinta-feira (9), em Phoenix.

O time

Dunga diz não gostar de mexer muito no time, para não minar a confiança dos jogadores. Considera ideal ter uma base e, a partir dela, fazer alterações pontuais. No entanto, para a partida da seleção brasileira no domingo, contra o Peru, deverá fazer mudanças no três setores da equipe. Uma delas por obrigação, pois Casemiro está suspenso, e outras duas buscando melhora no rendimento: a volta de Miranda e a efetivação de Gabriel como titular.

O atacante santista está em alta com Dunga. Estreou na seleção principal fazendo gol no amistoso contra o Panamá e voltou a marcar contra o Haiti. Também entrou bem contra o Equador, na primeira partida da Copa América Centenário. Como Jonas irritou o treinador na quarta-feira pelos gols perdidos, Gabriel tem grandes chances de ganhar a posição.

As duas outras alterações que Dunga pode fazer levarão em conta a situação da equipe no Grupo B. O Brasil precisa apenas do empate contra o Peru para passar às quartas de final como primeiro da chave e, por isso, não deve correr riscos desnecessários.

Como o capitão Miranda é mais experiente do que Marquinhos, a tendência é que retome o lugar na zaga. "Já estou confiante, recuperado, pronto para jogar", garantiu.

No meio do campo, preferindo uma proteção maior da zaga, Dunga ficará entre Wallace e Rodrigo Caio. Caso queira uma equipe mais leve e criativa, pode repetir o que fez durante alguns minutos contra o Haiti: pôr Elias e Renato Augusto como volantes, lançando Lucas Lima na armação de jogadas, com Willian e Phillipe Coutinho abertos pelos lados.