Esportes Brasil

Novo vexame: Brasil perde do Peru com gol de mão e cai na fase de grupos da Copa América

Por Claudio Barbosa com Uol Esportes 13/06/2016 05h05

Com um gol irregular, o Peru venceu o Brasil por 1 x 0  em jogo realizado na noite de ontem e, com isso, o selecionado brasileiro está fora da Copa América Centenário. Num grupo em que o o Haiti zerou, o Brasil (quatro pontos) terminou atrás de Peru (sete) e Equador (cinco). No segundo tempo, Polo arrancou pela direita e cruzou para Ruidiaz dar uma cortada na bola. Mão claríssima. Após minutos de discussão entre eles e com alguém, pelo rádio, o árbitro Andrés Cunha e o assistente Nicolas Taran decidiram dar o gol. 

No primeiro tempo, o Brasil foi bem superior, mas sem capacidade de envolver no ataque. Apesar de bons passes em profundidade, faltou aproximação entre Lucas Lima, Willian e Coutinho para criar triangulações rápidas. Ainda assim, Gabriel exigiu duas boas defesas de Gallese e Willian teve chance de concluir bom cruzamento. À espera de um vacilo brasileiro, o Peru, passivo demais, pôde reclamar pênalti de Renato Augusto sobre Flores. O Brasil também chiou quando Lucas Lima caiu na área, mas sem razão. O meia do Santos é que chutou o pé do peruano Ramos.

Segundo tempo

No segundo tempo, Yotún entrou e o Peru teve mais intensidade no meio, com antecipações e velocidade. Cueva, reforço do São Paulo, melhorou. Só Guerrero continuou em seu ritmo lento, sem ganhar nenhuma bola. O Brasil dependeu da visão de Renato Augusto, mas continuou com seus jogadores muito distantes uns dos outros, sem aproximações ou tabelas. Lucas Lima, aposta de Dunga para o meio-campo, não foi bem. Willian tampouco. Dunga demorou a mexer, e, quando mexeu, colocou Hulk. O gol de mão de Ruidíaz acabou sendo o castigo final.

PRÓXIMOS JOGOS

O Peru enfrentará a Colômbia, sexta-feira, em Nova Jersey. O Brasil, eliminado na fase de grupos - fato que não acontecia desde 1987 -, só voltará a atuar no dia 29 de julho, com sua seleção olímpica, em Goiânia, diante do Japão. Será o último amistoso antes da Olimpíada, que começa em 4 de agosto. A equipe principal jogará no dia 6 de setembro, em Quito, contra o Equador, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.