Esportes Brasil

River pode ser rebaixado matematicamente na próxima rodada

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 28/08/2016 22h10
River pode ser rebaixado matematicamente na próxima rodada
- Foto: Joana D`arc

A goleada sofrida para o Confiança, adversário direto na luta contra o rebaixamento, e a vitória do Cuiabá sobre o ASA deixaram o River-PI em situação bastante complicada na Série C. Na lanterna do grupo e distante dos adversários, o Galo tem apenas três rodadas para tentar reverter a situação e escapar da degola. Na próxima segunda, nova combinação ruim de resultados pode decretar matematicamente a queda para a Série D.

Em casa, o Galo receberá o ABC, que briga por uma das quatro vagas do grupo na próxima fase. Com uma vitória, o Tricolor se mantém vivo na briga para fugir do descenso. No entanto, um empate ou uma derrota pode pôr fim ao sonho de permanecer na Série C, caso os adversários tenham obtido resultados melhores na rodada.

O jogo entre River-PI e ABC será o de encerramento da rodada, então os jogadores entrarão em campo sabendo da situação na tabela. Com 12 pontos a 3 rodadas do fim da primeira fase, o Galo pode chegar no máximo a 21 pontos. No entanto, se perder o jogo contra a equipe potiguar, o limite fica apenas em 18 pontos, e este é o problema.

Confiança, Cuiabá e Salgueiro, os três times mais próximos do rebaixamento além do River-PI, não se enfrentam entre si nesta rodada e jogam fora de casa contra Botafogo-PB, América-RN e Remo, respectivamente. Caso vençam estes jogos, o Confiança chega a 19 pontos e os outros dois vão a 20, ou seja, não poderão mais ser alcançados pelo River-PI.

Para cravar o rebaixamento, basta que o River-PI seja derrotado e dois dos três adversários diretos vençam seus jogos. Em caso de empate no Albertão, é necessário a vitória de Cuiabá e Salgueiro para confirmar que o Tricolor está rebaixado para a Série D.

Mas a matemática não constrói apenas o lado negativo. Caso vença o confronto nos seus domínios e os adversários sejam derrotados fora, o River-PI chegará à penúltima rodada com 15 pontos, enquanto os rivais estarão entre 16 e 17. Nos dois últimos jogos, o Galo terá confrontos diretos contra Salgueiro, fora de casa, e Cuiabá, no Albertão. No primeiro turno, o time do técnico Vica venceu as duas partidas.

Sem energia

O River-PI teve a energia do CT Afrânio Nunes, na zona Sul de Teresina, cortada. A suspensão do fornecimento do serviço ocorreu devido à inadimplência do clube com a Eletrobras Distribuição Piauí. A companhia informou que o restabelecimento de energia no centro de treinamento do Tricolor está condicionado à regularização do débito pendente. Pelos números repassados pela Eletrobras, os valores das contas em atraso do CT chegam a R$ 83 mil. Nessa semana, os jogadores demonstraram insatisfação com os atrasos dos salários. O elenco reclama que não recebe há três meses.

O River-PI possui liminar concedida pelo juiz da 4° Vara Cível de Teresina em que questiona um débito anterior do clube com a companhia energética. De acordo com a Eletrobras, o valor global da dívida ultrapassa os R$ 250 mil. A motivação para a suspensão da energia elétrica no CT, contudo, foi a dívida atual do River-PI, montante que não entrou nesse acordo judicial.

Através da assessoria do clube, o presidente do River-PI, Elizeu Aguiar, disse que não irá se pronunciar sobre o corte de luz no CT.