Argentina e Chile se recuperam e Colômbia deixa zona de classificação
A 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo foi disputada na noite desta terça-feira e contou com reações de seleções que precisavam da vitória para embolar a disputa. Argentina e Chile voltaram a vencer e complicaram as situações dos principais concorrentes pelas quatro vagas diretas e um de repescagem. Pior para a Colômbia, que ficaria fora do Mundial se as eliminatórias terminassem hoje.
A Argentina reagiu após a derrota por 3 a 0 para o Brasil e venceu a Colômbia pelo mesmo placar no Del Bicentenário, em San Juan, com show de Lionel Messi. O craque do Barcelona marcou o primeiro gol e deu assistências para Lucas Pratto e Di Maria fecharem o placar. Com 19 pontos, o time de Edgardo Bauza é agora o quinto colocado, na posição que garante presença na repescagem, enquanto os colombianos estão em sexto com um ponto a menos.
De virada, o Chile bateu o Uruguai por 3 a 1 no Julio Martínez Prádano, em Santiago, e também se recuperou. Cavani abriu o placar para os visitantes, mas Eduardo Vargas e Alexis Sánchez, duas vezes, garantiram a vitória dos atuais bicampeões da Copa América. Com 20 pontos, o Chile é agora o quarto colocado, enquanto o Uruguai segue em segundo com 23.
O terceiro colocado é o Equador. Com uma vitória por 3 a 0 sbre a Venezuela, os equatorianos chegaram aos 20 pontos, dois a mais do que a Colômbia, primeira seleção fora da zona de classificação. Arturo Mina, Miller Bolaños e Enner Valencia marcaram na vitória no Olímpico Atahualpa, em Quito.
A Bolívia, que tinha sido ultrapassada pela Venezuela na última rodada, voltou a deixar a lanterna com uma vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai no Hernando Siles, em La Paz. Marcelo Moreno marcou o único gol da partida que levou os bolivianos aos sete pontos, na nona colocação. O Paraguai, com 15, é o sétimo.
BRASIL ABRE VANTAGEM
Para fechar a rodada, o Brasil bateu o Peru por 2 a 0 no Estádio Nacional do Peru, em Lima, e abriu ainda mais vantagem na liderança. Gabriel Jesus abriu o placar e Renato Augusto marcou o segundo gol da vitória que levou a Seleção aos 27 pontos, quatro a mais do que o Uruguai. O Peru, com 14 pontos, é o oitavo colocado.
Confira os resultados da 12ª rodada
Bolívia 1 x 0 Paraguai
Equador 3 x 0 Venezuela
Chile 3 x 1 Uruguai
Argentina 3 x 0 Colômbia
Peru 0 x 2 Brasil