Esportes Mundo

Com homenagem a Chapecoense, grupos da Libertadores são sorteados

Por Claudio Barbosa com UOL esportes 22/12/2016 05h05
Com homenagem a Chapecoense, grupos da Libertadores são sorteados
Presidente da Chapecoense recebe o troféu da Copa Sul-Americana - Foto: REUTERS/Jorge Adorno

Em noite de homenagens à Chapecoense, oito clubes brasileiros conheceram seus adversários na Libertadores. Em evento em Assunção, no Paraguai na noite desta quarta-feira, a Conmebol sorteou os duelos das primeiras fases e os grupos da competição. 

Antes do sorteio, a Conmebol exibiu um vídeo com homenagens à Chapecoense e entregou ao presidente do clube catarinense, Plínio David de Nês Maninho, o troféu da Copa Sul-Americana. A Chape foi proclamada campeã após o acidente aéreo, a caminho de Medellín para decisão, que matou 71 pessoas. Emocionado, o dirigente discursou e dividiu o troféu com um representante do Atlético Nacional. 

O sorteio da Libertadores colocou o Flamengo em um grupo complicado na Libertadores. Oo time carioca junto com San Lorenzo, Universidad Catolica e o ganhador 1 da fase eliminatória, que pode ser o Atlético-PR, Millonarios (COL), Universitario de Sucre (BOL), Montevideo Wanderers (URU) ou Universitario (PER).

O Santos foi colocado junto a Independiente Santa Fe (COL), Sporting Cristal (BOL) e o vencedor 3 da fase eliminatória, podendo ser Universitario de Sucre (BOL), Montevideo Wanderers (URU), Atlético Cerro (URU), Unión Española (CHI) ou o The Strongest (BOL).

O Atlético-MG  está no grupo G e terá pela frente Libertad (PAR), Godoy Cruz (ARG) e Sport Boys (BOL). Já o Grêmio caiu na última chave, a 8, com Guaraní (PAR), Zamora (VEN) e Deportes Iquique (CHI). 

O Palmeiras caiu no grupo 5, junto com Peñarol (URU), Jorge Wilstermann e o vencedor 4 da fase preliminar. Os possíveis adversários que podem conseguir a vaga na chave do time paulista são: Carabobo (VEN), Junior Barranquila (COL), Atlético Tucuman (ARG) e El Nacional (EQU).

Classificada por ter sido campeã da Copa Sul-Americana, a Chapecoense ficou no grupo 7. Quando seu nome foi sorteado, os presentes na sede da Conmebol passaram a aplaudir a equipe, vítima da tragédia que matou 71 pessoas em Medellín. O time catarinense jogará com Nacional (URU), Lanúns (ARG) e Zulia (VEN).

A primeira fase da Libertadores acontecerá entre 23 e 27 de janeiro. Atlético-PR e Botafogo, no entanto, entram apenas na segunda fase, que será realizada entre 31 de janeiro e 9 de fevereiro – eles encaram Millonarios e Colo-Colo, respectivamente. A fase de grupos começará no dia 7 de março.

Confira todos grupos da Libertadores:

Grupo 1

Atlético Nacional

Estudiantes

Barcelona

Ganhador 2 (Botafogo, Colo-Colo, Olimpia, D. Municipal ou I. del Valle)

Grupo 2

Santos

Independiente Santa Fe

Sporting Cristal

Ganhador 3 (U. de Sucre, M. Wanderers, Atlético Cerro, Unión Española ou The Strongest)

Grupo 3

River Plate

Emelec

Independiente Medellín

Melgar

Grupo 4

San Lorenzo

Universidad Católica

Flamengo

Ganhador 1 (Atlético-PR, Millonarios, U. de Sucre, M. Wanderers ou Universitario)

Grupo 5

Peñarol

Palmeiras

Jorge Wilstermann

Ganhador 4 (Carabobo, Junior Barranquila, A. Tucuman e El Nacional)

Grupo 6

Atlético-MG

Libertad

Godoy Cruz

Sport Boys

Grupo 7

Nacional

Chapecoense

Lanus

Zulia

Grupo 8

Grêmio

Guaraní

Zamora

Deportes Iquique