Esportes Brasil

Santa Cruz e Paysandu se unem para garantir vaga na Sul-Americana

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 30/12/2016 17h05
Santa Cruz e Paysandu se unem para garantir vaga na Sul-Americana
Osvaldo Sestário defende Santa Cruz e Paysandu - Foto: Reprodução

Paysandu(PA) e Santa Cruz(PE) deram sinal verde para o advogado Osvaldo Sestário enviar ofícios para a Conmebol, para que possam recuperar suas vagas na Copa Sul-Americana, uma vez que consquistaram a Copa Verde e a Copa do Nordeste respectivamente. O advogado Osvaldo Sestário explicou que, apesar da similaridade da causa, os ofícios foram encaminhados de forma individual, e não em conjunto. Entretanto, ele confirmou que está representando as duas equipes. Ainda não há um prazo de resposta.

"São ofícios diferentes, um do Paysandu e um do Santa Cruz. Ambos têm o mesmo teor, são baseados na questão do direito adquirido. Não temos ainda essa estimativa de prazo de resposta. Até porque, nesta época do ano, esses órgãos geralmente entram em recesso" – explicou Sestário, em contato por telefone na manhã desta sexta-feira.

Entenda o caso

Santa Cruz e Paysandu foram campeões, respectivamente, da Copa do Nordeste e da Copa Verde em 2016. Na época, o regulamento das competições garantia a ambos vaga na fase preliminar da Copa Sul-Americana de 2017. Porém, no final de novembro, a CBF e a Conmebol realizaram uma reformulação na Libertadores e na Sul-Americana: as vagas brasileiras no primeiro torneio aumentaram de quatro para seis, e no segundo diminuíram de oito para seis. A CBF, dessa forma, eliminou as vagas de Santa e Papão, mantendo apenas as dos clubes classificados pela Série A do Brasileiro.

Apesar disso, na visão de Osvaldo Sestário, as leis brasileiras protegem Santa e Papão contra a atitude da CBF e da Conmebol.