Dirigente da Fifa sugere fim dos pênaltis, do impedimento e da prorrogação
Atual diretor técnico da Fifa, o ex-atacante da Holanda e três vezes vencedor da Bola de Ouro, Marco van Basten, quer implementar uma série de mudanças nas regras do futebol. Nesta quarta-feira, ele explicou suas ideias revolucionárias.
- Eu falei com muitos técnicos e jogadores. Nós precisamos promover a qualidade, ao invés da quantidade. Temos que defender os jogadores - comentou em entrevista à revista alemã 'Sport Bild'.
Van Basten sugere que os jogadores possam disputar no máximo 60 partidas por temporada, além de lutar pelo fim da prorrogação e com a disputa de pênaltis. Sua ideia seria o sistema de "shootout", que foi utilizado na Major League Soccer (MLS), aonde os atletas ficam a 25 metros do gol e tem oito segundos para arrancar e fazer o gol.
- Eu acho que todo mundo está bastante cansado depois de 120 minutos. Talvez os jogadores pudessem começar a 25 metros do gol e, então, você pode driblar o goleiro ou finalizar antes. Mas você precisa marcar o gol em até oito segundos. Exige mais habilidade e menos sorte. É um pouco mais de espetáculo. É mais futebol, mas você ainda está nervoso pelo jogador.
Ele ainda disse que quer acabar com a regra do impedimento.
- O futebol se parece cada vez mais com o handebol, com nove ou dez defensores na frente da área. Sem a regra do impedimento, haveria mais possibilidades para os atacantes e mais gols. No hóquei sobre a grama, o impedimento foi abolido e não causou problemas.
Van Basten ainda sugeriu a introdução de um cartão laranja, entre o amarelo e o vermelho, que tiraria o jogador punido de campo por 10 minutos. Além disso, falou em colocar seis substituições.
- Talvez um cartão laranja pudesse ser mostrado e fazer o jogador ficar fora do jogo por 10 minutos por incidentes que não são pesados o suficiente para o cartão vermelho. Também estamos estudando permitir mais de três substituições por jogo. No mês passado encontrei Pep Guardiola e ele me perguntou: "Por que não temos o direito de fazer seis mudanças?"
Últimas notícias
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Morre a atriz Titina Medeiros, a Socorro de 'Cheias de Charme', aos 48 anos
Colisão entre carro e moto deixa jovem de 22 anos ferido em Arapiraca
Irmão do goleiro Dida morre após passar mal enquanto praticava esporte em Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
