Por escalação irregular, Chape é punida pela Conmebol e está fora da Libertadores
O desfecho que a Chapecoense não desejava aconteceu. A Conmebol anunciou no fim da tarde desta terça-feira a punição ao clube pela escalação irregular do zagueiro Luiz Otávio, na partida contra o Lanús, pela quinta rodada do Grupo 7 da Libertadores. Com isso, o Verdão, que irá recorrer da decisão no Tribunal de Apelações, está eliminado da competição continental - os pontos foram retirados da equipe brasileira e computados para o time argentino, com um placar de 3 a 0. Nesta noite, portanto, há duelo com o Zulia, da Venezuela, valendo a terceira colocação da chave, e uma vaga na Copa Sul-Americana.
Durante toda a terça-feira, os quatro clubes da chave se mostraram apreensivos quanto a decisão do Comitê Disciplinar da Conmebol. Apesar de rumores ainda pela manhã sobre a punição confirmada oficialmente, a entidade convocou a Chapecoense no início da tarde para apresentar sua defesa de forma oral. Uma videoconferência foi realizada com a presença de advogados do clube e o paraguaio Eduardo Gross. Menos de uma hora depois, porém, a sentença foi anunciada.
A situação do Grupo 7 fica desta maneira. Lanús, com 10 pontos ganhos está classificado para as oitavas. Nacional, com 8 pontos é o vice-líder e precisa de um empate para avançar ou contar com uma derrota do Zulia, nesta terça. O time venezuelano busca uma vitória na Arena Condá para ter chances de avançar – mas precisaria retirar um diferença de oito gols no saldo. Com quatro pontos, a Chape tem apenas a chance de terminar na terceira colocação, em caso de empate, para poder ir à Sul-Americana.
A confusão
Toda confusão teve início minutos antes da partida em Buenos Aires, na última quarta-feira, quando o delegado da partida informou que Luiz Otávio - que acabou marcando o gol da vitória por 2 a 1 - não poderia atuar por sofrer suspensão de três jogos pela expulsão diante do Nacional - cumpriu o primeiro na final da Recopa, contra o Atlético Nacional. A Chapecoense alegou não ter sido informada oficialmente da punição e manteve a escalação.
Últimas notícias
[Vídeo] Caminhão tomba na BR-101 e carga de frutas é saqueada em Colônia Leopoldina
Prefeitura promove espetáculo musical com a banda Cazuadinha e companhia Ormusy, no Bosque das Arapiracas
Aldo Rebelo aceita convite de João Caldas para disputar a Presidência da República em 2026
Paolla Oliveira e Diogo Nogueira anunciam fim do relacionamento após cinco anos: 'Final feliz'
Mercado reduz previsão da inflação para 4,33% este ano
Mercado reduz previsão da inflação para 4,33% este ano
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
