Esportes Brasil

Sorteio define confrontos das quartas de final da Copa do Brasil

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 05/06/2017 17h05
Sorteio define confrontos das quartas de final da Copa do Brasil
Copa do Brasil define mandos de campo através de sorteio - Foto: CBF

Foram definidos nesta segunda-feira os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil, em sorteio realizado na sede da CBF, na zona oeste do Rio de Janeiro. Com a competição se afunilando, os clássicos regionais eram inevitáveis. Entretanto, apesar de rivais de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais presentes, não haverá clássicos estaduais nesta fase da competição. O Atlético-MG encara o Botafogo, o Flamengo pega o Santos, o Grêmio enfrenta o Atlético-PR, enquanto Palmeiras e Cruzeiro medem forças.

Confira os confrontos:

Atlético-MG x Botafogo
Flamengo x Santos
Grêmio x Atlético-PR
Palmeiras x Cruzeiro
*os clubes da esquerda fazem o primeiro jogo em casa.

Chaveamento definido até a final

O que os clubes e torcedores já sabem é o caminho até as finais caso avancem, já que não haverá mais sorteios de confrontos nas próximas fases - apenas de mandos de campo. De um lado, quem passar de Atlético-MG e Botafogo encara o vencedor de Flamengo e Santos. Do outro lado da tabela, quem ficar com a vaga entre Palmeiras e Cruzeiro enfrenta Furacão ou Grêmio.

Datas previstas
As datas previstas para os jogos de ida são 28 de junho ou 5 de julho. A distância para as partidas de volta é grande - serão disputadas no dia 26 de julho ou 9 de agosto. Todos em quartas-feiras. Estas, porém, são apenas "datas base". Poderão haver pequenas alterações nos dias dos confrontos, como deslocamento de determinada partida para quinta-feira, por exemplo, para se adequar às transmissões e para não coincidir com jogos da Libertadores e da Sul-Americana. Os dias exatos das partidas só serão definidos após o sorteio das competições continentais, que acontecem dia 14/06.

Clubes não podem mais inscrever jogadores
Enquanto os clubes seguem em buscas de reforços para a sequência da temporada, o regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) impede que novos jogadores sejam inscritos para o restante da Copa do Brasil. De acordo com o artigo 6º, o prazo limite para inscrição se encerrou no dia 24 de abril.