CBF emite alerta para tentativa de ‘golpe’ contra arbitragem brasileira

A CBF emitiu nesta semana um alerta aos filiados para evitar a perda da credibilidade da arbitragem nacional. Segundo a De Prima apurou, a entidade está de olho em um “espertinho” que atua em duas frentes: ele tenta criar “armadilha” para árbitros e, posteriormente, coloca em xeque diante de clubes e federações a lisura da turma do apito.
De acordo com materia plublicada no Blog De Prima, do jornal Lance, e assinada pelo jornalista Igor Siqueira, o esquema consiste em um contato feito por um homem dizendo a determinado árbitro que há uma encomenda para ele em alguma parte do país, mais costumeiramente na região Nordeste. Se o árbitro “cai” e faz contato com o suposto “dono” da encomenda, um segundo indivíduo que atua no esquema, então o “malandrinho” autor do aliciamento inicial (com o registro desse contato entre árbitro e dono do “presente”) aciona outra parte da equação, em geral algum clube, dizendo que a arbitragem foi comprometida e está recebendo vantagens indevidas.
Em carta assinada pelo corregedor da arbitragem, Edson Rezende, a CBF citou a preocupação com a existência dessas de denúncias de que, em competições anteriores, “ocorreram contatos de terceiros com dirigentes de clubes, dando conta de possíveis favorecimentos concedidos a componentes da arbitragem”. No texto, Rezende faz questão de ressaltar aos filiados que “não acreditem nestas possíveis ações criminosas”.
O corregedor da CBF solicita ainda o apoio para que, caso haja conhecimento de episódios em que esses aliciadores estejam atuando, uma denúncia seja feita para uma identificação devida dos envolvidos.
Além da carta às federações, a CBF também emitiu uma circular aos árbitros para alertar sobre a ameaça. Os próprios árbitros contaram ao comando do apito nacional essa situação, que não é nova.
Um inquérito em âmbito judicial no estado de Santa Catarina apura essa operação. O responsável por essa “armadilha” tinha sumido, mas voltou a atuar. O nome não foi divulgado para não prejudicar a investigação. As autoridades judiciais e esportivas estão em alerta.
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
