ASA

Freitas, maior artilheiro da história do ASA, faz aniversário neste sábado

Por Claudio Barbosa 08/07/2017 10h10
Freitas, maior artilheiro da história do ASA, faz aniversário neste sábado
Freitas Nascimento

Está aniversariando neste sábado, dia 8 de julho, Natalízio Freitas Nascimento ou simplemente Freitas, maior artilheiro da história do ASA. Nascido em Ipirá, no interior do Estado da Bahia, em 1956, está comemorando 61 anos de idade. Contratado pelo então presidente Paulo Tenório, chegou a cidade de Arapiraca para defender o time alvinegro como atacante,  em 1978, emprestado pelo Bahia, time pelo qual disputava a posição com o folclórico atacante Beijoca, jogador que marcou época no Tricolor baiano. Segundo os dados estatísticos, Freitas foi mais: se tornou o maior artilheiro da história do clube com 158 gols. Tem inclusive placa no estádio Coaracy da Mata Fonseca.

Freitas também foi personagem da primeira grande negociação feita pelo ASA. O Criciúma-SC levou o jogador por CR$ 4,5 milhões, isso em 1980. 

Freitas adotou a cidade de Arapiraca, casou, constituiu família e - mesmo tendo rodado o Brasil no exercício da profissão- permaneceu morando no interior alagoano. Após deixar os gramados, iniciou sua carreira como técnico em 1990 no Cruzeiro de Arapiraca, clube que já encerrou suas atividades. No Ipanema, chegou a ser vice- campeão alagoano e acabou conquistando título estadual treinando o CSA.  Em Alagoas também treinou o próprio time do ASA, Santa Rita e CSE. 

Em sua carreira como treinador teve passagens por: Santa Rita , CRB, Joinville, Londrina, Central, Treze, Campinense, Botafogo-PB, Itabaiana, CSA, Icasa, entre outros. Além de ser campeão alagoano com o CSA, também conquistou o Paraibano em 2001 com Treze. Em 2008 e 2012 com o Campinense. Foi ainda Campeão Sergipano em 2005 pelo Itabaiana. Um grande momento: em 2009 quando conseguiu o acesso do Campinense Para a Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B. Ganhou ainda a Copa Paraná de Futebol, em 2008, com o Londrina. 

O artilheiro

Já na época em que foi jogador de futebol, o baiano de nascimento,passou por quatorze times. Alguns destes clubes foram: Bahia , CSA , ASA , Criciúma , Fortaleza , Confiança , Ferroviário, Alecrim entre outros.