Futebol Alagoano

Em Arapiraca, Professor Ivanildo descobre talentos para o futebol brasileiro

Por Claudio Barbosa 24/10/2017 20h08
Em Arapiraca, Professor Ivanildo descobre talentos para o futebol brasileiro
Ivanildo ao lado do atacante Arthur, 9 anos, que irá para o Fluminense - Foto: Claudio Barbosa- 7 segundos

O meio campista Didira, atualmente com 29 anos, é o primeiro jogador nascido em Arapiraca a ganhar o título de campeão brasileiro. Além do título nacional, o meia ainda soma no seu curriculum três acessos, sendo dois para a série B, com ASA e CSA.  O jogador começou sua história trabalhando com o conhecido “Seu Ivanildo”, um descobridor de talentos que há muito tempo trabalha na cidade de Arapiraca.

“Comecei em 1972 e até hoje estou trabalhando com a meninada aqui”, destacou ele.  Quando perguntado sobre o número de jogadores que se projetaram nacionalmente, destacou com toda sua simplicidade: “mais de vinte”.  Entre os vários jogadores que começaram com ele estão o lateral direito Douglas (que defendeu o ASA nesta temporada), zagueiro Luiz Eduardo ( que estava no Salgueiro PE), meia Dudé ( que está na Indonésia) e o próprio Didira (CSA).

“ O Didira também começou por aqui, ainda criança. O pai dele tinha um time (amador) que jogava aos domingos”, lembrou o professor Ivanildo, relatando a sequência no ASA até os dias atuais. Outro nome citado foi do meio campista Fabrício, que pertence ao Sport (PE), mas está emprestado ao Oeste (SP) na disputa da série B.

Outros que passaram por ele já encerraram atividades, a exemplo de Lulinha (ex-Bahia), George que hoje é técnico de futebol e o ex-lateral Canhoto, que se sagrou campeão alagoano em 2003 na função de treinador do ASA.

Apesar das dificuldades de campo para trabalhar, o professor Ivanildo não desiste e mantém suas atividades inclusive no Parque Ceci Cunha. E a prova que continua gerando frutos é o jovem atacante Arthur , de apenas 9 anos, filho do ex-jogador Simão, com passagem pelo ASA entre 99 e 2001. Aluno aplicado do professor Ivanildo, o garoto chamou atenção e está seguindo para o Fluminense (RJ).

Celeiro

Não é possível citar todos, mas vamos encerrar a matéria lembrando alguns jogadores nascidos em Arapiraca. Nesse paragrafo não estamos relacionando  apenas aqueles que trabalharam com seu Ivanildo, mas fazendo um retrospecto de atletas que nasceram  na cidade.

A ordem dos nomes está postada independente de gerações: Bel ( que fez até gol do Fantástico), Zezinho, Cremildo, atacante Adeildo, Adailton ( hoje professor), Bió, Humberto, Felipe André, Jaldo, Dão ( que foi seleção alagoana), Jailson Correia, Pamilton, Riva, Pitico, Berinho,Gino, Lulinha, Everaldo ( que jogou no Sport Recife), Canhoto, Reinaldo Alagoano, Cal, atacante Reinaldo ( que está na Turquia), meia Dudé (que joga na Indonésia), Didira, Fabrício, Luis Eduardo, Douglas, Simão, Peta, Cebola e os goleiros Pantera, Beto ( hoje treinador), Marcone, Diogo e Osmar. Entre muitos outros.