A pedido do STJD, placar de Ponte x Vitória pode mudar; novo resultado altera tabela
definição do Z-4 do Campeonato Brasileiro corre o risco de parar nos tribunais. A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) solicitou nesta terça-feira que se cumpra o Regulamento Geral das Competições da CBF e que o placar da partida entre Ponte Preta e Vitória, paralisada por invasão de campo quando os baianos ganhavam por 3 a 2, passe para 3 a 0 para o Leão.
Como o caso precisa ir para julgamento (ainda sem data marcada), a classificação final do Campeonato Brasileiro ficaria pendente até a decisão no STJD sobre o placar do duelo, uma vez que também foi pedido pela Procuradoria que o resultado não seja homologado até o julgamento.
Existe a possibilidade de as duas vagas restantes na zona de rebaixamento serem definidas no saldo de gols, e aí uma mudança no placar de Ponte x Vitória alteraria o cenário atual.
O pedido é baseado nos artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF, que prevê, entre outros itens, que "se um clube houver dado causa à suspensão e era perdedor, o adversário será declarado vencedor pelo placar de três a zero (3 a 0) ou pelo placar do momento de suspensão, prevalecendo o correspondente à maior diferença de gols".
É justamente o cenário da partida em Campinas no momento da paralisação: a Ponte, mandante, perdia por 3 a 2, o que faria prevalecer o placar de 3 a 0 pela maior diferença de gols.
O pedido da mudança no placar foi feito no mesmo processo em que a Procuradoria solicitou a interdição do estádio Moisés Lucarelli pelos fatos ocorridos no último domingo e também denunciou a Ponte, sob risco de o clube perder mandos de campo.
Como ficaria a tabela?
Atualmente, o Vitória aparece em 15º com 43 pontos, mesmo número do Coritiba, 16º. A vantagem do time baiano se dá no saldo de gols: -7, contra -8 dos paranaenses. Se o placar for alterado de 3 a 2 para 3 a 0, o saldo do Vitória passaria a ser -5.
Na prática, isso representaria uma folga maior para o Vitória em relação ao Coritiba na rodada final: se os dois perderem seus jogos e ficarem estacionados nos 43 pontos, sendo ultrapassados por Sport ou Avaí, quem cairia seria o time de menor saldo de gols, ou seja, o Coritiba (a não ser que o Vitória fosse goleado em casa pelo Flamengo).
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
