Chape na Libertadores, Avaí e Coritiba rebaixados, Sport e Vitória escapam da degola
A 38ª e última rodada do Brasileirão aconteceu toda na tarde deste domingo e o que não faltou foi emoção. O campeão foi o Corinthians, que confirmou o título na 35ª rodada. Com os resultados deste domingo, estão garantidos na fase de grupos da Libertadores os seis primeiros colocados da Série A: Corinthians, Palmeiras, Grêmio (campeão da Libertadores desse ano), Santos, Cruzeiro (campeão da Copa do Brasil) e Flamengo. Para a fase prévia da competição, se classificaram Vasco e Chapecoense.
Definição dos times rebaixados. A rodada definiu os dois últimos rebaixados da Série A. Além de Atlético-GO e Ponte Preta, também disputarão a Série B no ano que vem Coritiba e Avaí.
Chape faz história
Com uma virada heroica, com gol aos 49 minutos do segundo tempo, a Chapecoense bateu o Coritiba por 2 a 1, na Arena Condá, em Chapecó-SC, se garantiu na pré-Libertadores e rebaixou o Coxa. Com a virada, o time paranaense ficou com os mesmos 43 pontos do Vitória, mas foi rebaixado no saldo de gols, ficando em 17º. Já a Chape termina em oitavo, com 54 pontos. O Coritiba não era rebaixado há sete anos.
Vitória mantido e Fla na Libertadores
Quem gostou muito da derrota do Coritiba foi o Vitória, que perdeu por 2 a 1 para o Flamengo, no Barradão, em Salvador-BA, e só não caiu por causa do tropeço do Coxa. O Vitória termina em 16º, com 43 pontos. O resultado serviu para adiantar o Flamengo na fase de grupos da Libertadores, com 56 pontos, em sexto. O time carioca ainda tem a final da Copa Sul-Americana pela frente.
Caso o Flamengo seja campeão da Copa Sul-Americana, o Brasileirão terá G-9, e o Atlético-MG, que terminou na nona posição, ainda pode ser agraciado com uma vaga para a Pré-Libertadores. Já o Vasco, curiosamente, seria o primeiro time a se beneficiar da conquista rubro-negra e iria direto para a fase de grupos da Libertadores.
Um eventual G-9 também abriria uma vaga para a Sul-Americana, e o Sport, 15º colocado, seria mais um time brasileiro a jogar a segunda competição mais importante do continente no ano que vem.
Leão se salvou na Ilha
Dos quatro que lutavam contra o rebaixamento, o Sport foi o único que venceu, por 1 a 0 diante do Corinthians, na Ilha do Retiro, em Recife-PE. Assim, o Leão se manteve fora da zona de rebaixamento, em 15º, com 45 pontos. Campeão, o Corinthians fecha o torneio com 72 pontos.
Botafogo fora da Libertadores
Com um desempenho horrível nas últimas rodadas, o Botafogo conseguiu o feito de ficar fora da Libertadores 2018. O Alvinegro empatou por 2 a 2 com o Cruzeiro, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro-RJ, e acabou caindo para décimo, com 53 pontos, indo apenas para a Sul-Americana. Sem maiores pretensões no torneio, o Cruzeiro, que venceu a Copa do Brasil, termina em quinto, com 57 pontos.
Dependentes do Flmengo ...
O Vasco até fez a sua parte, vencendo a Ponte Preta por 2 a 1 no estádio de São Januário, mas terminou atrás do Flamengo, indo para a Pré-Libertadores e perdendo a vaga na fase de grupos para o rival. O Cruz-maltino fica em sétimo, com 56 pontos. A Ponte Preta já estava rebaixada e termina o campeonato em 19º, com 39 pontos. Contudo, caso o Flamengo seja campeão da Copa Sul-Americana, uma nova vaga na fase de grupos será aberta, classificando o Vasco.
...ASSIM COMO O GALO
O Grêmio surpreendeu, com um time totalmente reserva após o título da Libertadores, o Tricolor deu trabalho para o Atlético-MG, mas o Galo saiu com uma vitória suada por 4 a 3, com gol no fim. Com isso, o Atlético-MG fica em nono, com 54 pontos, e pode ir para a pré-Libertadores caso o Flamengo vença a Sul-Americana diante do Independiente, o que abrirá uma nova vaga. O Grêmio termina em quarto, com 62 pontos.
São Paulo e Bahia na Sul-Americana
Após brigar contra o rebaixamento, o São Paulo até se viu podendo ir para a Libertadores na última rodada, mas sofreu o empate por 1 a 1 do Bahia, no estádio do Morumbi, em São Paulo capital, e termina o torneio em 13º, com 50 pontos, empatado com o próprio Bahia, 12º colocado. Ambos irão à Sul-Americana.
Flu garantiu vaga
O Fluminense visitou o lanterna e já rebaixado Atlético-GO no estádio Olímpico, em Goiânia-GO, mas não passou de um empate por 1 a 1, que confirma o Tricolor carioca na Copa Sul-Americana, em 14º, com 47 pontos. O Dragão fecha o torneio em 20º, com 36 pontos. Sem marcar na partida de hoje, Henrique Ceifador termina o Brasileirão como artilheiro, empatado com Jô, do Corinthians, com 18 gols cada.
Palmeiras perde... mas é o 2º colocado
Numa disputa pela vice-liderança, que rende uma premiação um pouco maior que a do 3º colocado, o Palmeiras perdeu por 3 a 0 para o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba-PR, mas garantiu o 2º lugar, com 63 pontos ganhos. Já o Furacão fecha com 51 pontos, em 11º.
Confira os resultados da 38ª rodada
Botafogo 2 x 2 Cruzeiro
Vasco 2 x1 Ponte Preta
Santos 1 x 1 Avaí
São Paulo 1 x 1 Bahia
Atlético-MG 4 x 3 Grêmio
Atlético-PR 3 x 0 Palmeiras
Sport 1 x 0 Corinthians
Vitória 1 x 2 Flamengo-RJ
Atlético-GO 1 x 1 Fluminense
Chapecoense 2 x 1 Coritiba
Últimas notícias
Motociclista que colidiu contra reboque de caminhão morre após dias internado no HGE
Com recorde na geração de emprego, Sine Alagoas divulga 2.228 vagas esta semana
Foragido da Justiça sofre tentativa de homicídio no município de Joaquim Gomes
Governo do Rio divulga lista com nomes de 115 mortos em megaoperação
Tragédia de Mariana-MG completa dez anos sem nenhum condenado pelo crime ambiental
Mulher é agredida em praça de alimentação do município de Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
