Jogadores escolhem Tite o melhor treinador; Wanderley Luxemburgo é o pior

O Pesquisão do UOL chega em 2017 a sua sexta edição. No levantamento, a reportagem consultou jogadores que disputaram as Séries A e B do Campeonato Brasileiro neste ano. Foram 111 atletas ouvidos, dos seguintes clubes: Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. Eles responderam, de forma anônima, a 24 questões sobre temas variados.
Os jogadores da Série A ouvidos no Pesquisão UOL elegeram Tite como o melhor técnico do ano. O comandante da seleção ficou com 29,7% dos votos, na frente de Fábio Carille, que ficou na segunda colocação. A terceira posição da categoria ficou com Mano Menezes, campeão da Copa do Brasil com o Cruzeiro, com 11,7% dos votos. Zé Ricardo (8,1%), ficou em 4º lugar.
Vencedor da Libertadores com o Grêmio, Renato Gaúcho foi apenas o 5º colocado com 6,3% dos votos.
O pior
No quesito pior técnico, os jogadores escolheram Vanderlei Luxemburgo com 12,6% dos votos. Seguido por Milton Mendes com 9,9% e Celso Roth com 4,5% dos votos.
Apito
Anderson Daronco foi eleito pelos jogadores da Série A como o melhor árbitro do país. O gaúcho teve 22,5% dos votos no Pesquisão UOL. Sandro Meira Ricci foi o segundo mais votado (com 9,9%), seguido de Luiz Flávio de Oliveira (9%) dos votos.
Na votação para pior árbitro do país, o paranaense Heber Roberto Lopes foi o mais votado na edição deste ano, com 18%. Em seguida apareceram Leandro Vuaden (13,5%) e, curiosamente, Anderson Daronco (7,2%) – provando que é difícil apitar futebol no Brasil.
Jogador mais legal
Aos 43 anos, Zé Roberto abandonou o futebol no final do Campeonato Brasileiro como um atleta querido, cercado de homenagens de companheiros do Palmeiras e de adversários de outros times. O Pesquisão UOL confirma essa reputação do agora ex-jogador, eleito o "cara mais legal" do futebol nacional. O lateral/meia que defendeu o Palmeiras ao longo de 2017 recebeu 5,4% dos votos no levantamento promovido pelo UOL.
Em segundo lugar apareceram Edinho (Coritiba) e Felipe Bastos (Corinthians), empatados com 4,5% dos votos.
O jogador mais chato
Zagueiro da Ponte Preta na última edição do Campeonato Brasileiro, Rodrigo terminou a temporada com a pior das imagens, expulso em partida contra o Vitória após "dedada" desrespeitosa no atacante Tréllez. Por essas e por outras, Rodrigo foi eleito pela terceira vez consecutiva como o "jogador mais chato do Brasil", no levantamento do Pesquisão UOL, com 111 atletas da Série A. O zagueiro recebeu 23,4% dos votos.
Agora em 2017 o pódio foi completado pelo são-paulino Petros (8,1%) e pelo palmeirense Felipe Melo (6,3%).
O jogador mais violento
A fama que acompanha Felipe Melo desde a Copa de 2010 acabou seguindo o volante em seu retorno ao futebol brasileiro. O palmeirense foi eleito o jogador mais violento do país no Pesquisão UOL, com 31,5% dos votos dos colegas de profissão.
Depois do "Ousado", como Felipe Melo gosta de se descrever, ficou o zagueiro Rodrigo, que defendeu a Ponte Preta no Brasileirão, com 15,3% dos votos. Já em terceiro apareceu o corintiano Fagner, com 8,1%.
O destaque da série A
Com 30,6% dos votos, o corintiano Jô foi eleito no Pesquisão UOL como o melhor da Série A. segunda colocação ficou com o são-paulino Hernanes, com 14,4% dos votos. O gremista Luan foi o terceiro, com 11,7%.
O time do ano
O campeão da Libertadores deste ano foi aclamado pela maioria dos jogadores ouvidos no levantamento – o Grêmio de Luan e companhia ficou com 39,6% dos votos. Em seguida apareceram o Corinthians, com 28,8%, e o Cruzeiro, com 10,8%.
Melhor jogador do ano
No Pesquisão UOL, Cristiano Ronaldo também foi o eleito. Mais da metade dos jogadores da Série A do Brasileiro ouvidos pela reportagem escolheu o português como o melhor de 2017 (50,4% dos votos). Na sequência vieram Messi (26,1%).
Melhor jogador do Brasil no ano
Se não é unanimidade, Neymar pelo menos desfruta da aclamação da maioria dos colegas de trabalho em seu país. A estrela do PSG recebeu 62,1% dos votos dos jogadores da Série A ouvidos no Pesquisão UOL na categoria melhor do Brasil.
Em grande ano com a camisa do Grêmio, Luan ficou com a segunda posição (9% dos votos). Em seguida apareceram outros nomes de destaque na temporada: o atacante Jô, campeão brasileiro com o Corinthians (6,3%), e o meia Thiago Neves, vencedor da Copa do Brasil com o Cruzeiro (3,6%).
Últimas notícias

Morre no HGE uma das vítimas de atentado a tiros no Jacintinho; mãe de jovem pede justiça

Renan Calheiros nega ‘Acordão de Brasília’, mas volta a fazer aceno a JHC

‘Pontapé inicial’, diz Davi Filho sobre encontro com JHC que tratou sobre 2026

Ronaldo Medeiros promete dividir espaços no governo com todas as alas do PT

Forbes divulga ranking dos 10 maiores bilionários do Brasil em 2025; confira a lista

Justiça italiana mantém Carla Zambelli presa e aponta ‘grau máximo’ de risco de fuga
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
