Futebol

Sem títulos, polêmicas internas e 'vices': como foi a trajetória de Rogério Ceni como técnico do São Paulo

Ceni assumiu o posto em outubro de 2021 e deixou nesta quarta-feira (19)

Por Terra Esportes 20/04/2023 10h10
Sem títulos, polêmicas internas e 'vices': como foi a trajetória de Rogério Ceni como técnico do São Paulo
Rogério Ceni, técnico do São Paulo - Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Rogério Ceni deixou o cargo de treinador do São Paulo na última quarta-feira (19). A saída foi anunciada pelo Tricolor, após uma reunião entre membros da diretoria e o ex-goleiro tricolor. Ceni chegou ao clube em outubro de 2021, no mesmo dia que a demissão de Hernán Crespo foi anunciada.

Desde então, foram 107 jogos, com 50 vitórias, 28 empates e 29 derrotas. O último jogo comandado por Ceni foi a vitória contra o Puerto Cabello, por 2 a 0, válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Esta foi a segunda passagem de Ceni como treinador do Tricolor. A primeira tinha acontecido em 2017, mas o comandante deixou o cargo após 37 jogos. Entretanto, mais uma vez, deixa o CT da Barra Funda sem nenhum título - diferente da era tão vitoriosa e de idolatria que teve como jogador.

A passagem do ex-goleiro como técnico foi marcada pelos 'vices'. Mesmo que tenha enfatizado que sua maior meta era ser campeão, não conseguiu concretizar. Em 2022, chegou até a final do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras, mas foi derrotado. Inclusive, este foi visto como um dos grandes vexames da temporada passada. Isso porque o Tricolor estava com uma vantagem por 3 a 1 no jogo de ida, e a equipe de Abel Ferreira virou o resultado após uma goleada por 4 a 0.

Na Copa Sul-Americana, no mesmo ano, viajou até Córdoba, na Argentina, para enfrentar o Independiente Del Valle. Mais uma vez, perdeu a chance de garantir o título - mesmo com o Tricolor sendo visto como um dos grandes favoritos.

No Brasileirão, não ficou próximo da taça, mas próximo da classificação para a Copa Libertadores. Porém, por uma posição não conseguiu. Na Copa do Brasil, encerrou sua participação na semifinal, após ser derrotado pelo Flamengo.

Neste ano, a situação complicou um pouco mais. Com a expectativa de, pela terceira edição seguida, chegar até a final do Campeonato Paulista, o sonho foi frustrado de forma precoce ainda nas quartas de final, após uma derrota contra o Água Santa - que mais tarde se tornou finalista, contra o Palmeiras. E foi a partir daí que a situação começou a esquentar.