Fisioterapeuta do HRPI alerta sobre os cuidados para evitar lesões no futebol infantil
Mônica Duarte explica os cuidados para manter um ritmo de atividade saudável, evitando as lesões que possam causar ferimentos graves
Embora o futebol seja a paixão nacional entre crianças e adolescentes, a prática exige cuidados especiais para prevenir lesões. O alerta é da fisioterapeuta Mônica Duarte, que atua no Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
A profissional reforça a importância de medidas preventivas, principalmente durante partidas competitivas, quando o risco de acidentes é maior. Mônica Duarte salienta que muitas dessas lesões podem ser evitadas com medidas simples.
“Toda criança, jovem ou adolescente precisa passar por acompanhamento médico cardiorrespiratório, observar a conduta óssea dos pés, realizar alongamentos físicos, usar calçados adequados para cada tipo de esporte e estar atento a sinais do corpo, como dor, inchaço ou dificuldade de movimento. Com esses cuidados, é muito difícil que ocorram lesões”, explicou.
Exemplo
%20(1).jpeg)
O alerta da fisioterapeuta do HRPI se baseia em um caso real, ocorrido na última sexta-feira (6), e recebido pela unidade hospitalar de Palmeira dos Índios. Isso porque, o adolescente de 13 anos, João Michael, se feriu durante uma partida de futebol amador.
Durante um jogo pelo projeto Deus é Fiel, time ao qual pertence com orgulho, na cidade de Marechal Deodoro, o adolescente sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo. A lesão exigiu cirurgia, mas não abalou sua força de vontade.
Após o acidente, João e sua mãe foram atendidos inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marechal Deodoro. Devido à gravidade da fratura, foram encaminhados para outra UPA em Maceió e, posteriormente, para o HRPI, onde o jovem passou pelo procedimento cirúrgico.
A mãe, Marciana Campos dos Santos, destacou emocionada a atenção de todos os profissionais envolvidos no atendimento. “Fiquei impressionada com o tratamento dado ao meu filho e a mim também. Os profissionais, assim como o pessoal da limpeza e da alimentação, estão todos de parabéns. Aqui sim, trabalham com amor”, afirmou.
Cuidados Especiais
O caso de João chama atenção para a necessidade de cuidados especiais no futebol juvenil. Lesões em tornozelos, joelhos e articulações são comuns entre adolescentes que praticam esportes de impacto, especialmente em partidas competitivas.
Nesta segunda-feira (9), João Michael recebeu alta e voltou para casa, comemorando a vitória de driblar as dores e superar o processo de recuperação. "Mais do que uma história esportiva, seu exemplo mostra à garotada que ser campeão também é ter disciplina, resistência e cuidado na hora de jogar", enfatiza a fisioterapeuta do HRPI, Mônica Duarte.
Ela destaca que os pais e responsáveis devem estar atentos a qualquer sinal de lesão que seus filhos sofram durante os jogos de futebol. "Ao identificá-los, é necessário procurar atendimento médico imediato, garantindo que o futebol infantil continue sendo uma prática segura e saudável para todos", salientou a fisioterapeuta do HRPI.
Últimas notícias
Acusado de cometer importunação sexual, ministro do STJ escreve carta a colegas
Pilar se consolida como referência nacional em educação e inspira Maceió a implantar modelo de escola bilíngue
Caminhão tomba no Trevo de Olho d’Água das Flores e provoca lentidão na AL-220
Vítima de atentado em Palmeira dos Índios não resiste e morre após dias internado
Suspeito de liderar Comando Vermelho na Rota dos Milagres morre em confronto com a polícia
Cerca de 50 milhões de pessoas ainda têm dinheiro esquecido nos bancos; veja como buscar os recursos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
