Alagoas
Unilever doa purificadores de água a famílias carentes de União
25/10/2011 19h07
Cerca de 300 famílias receberam na última sexta-feira (21) modernos purificadores de água, que foram doados para comunidades acompanhadas pela Pastoral da Criança de Alagoas no município de União dos Palmares. A doação beneficiou famílias com crianças menores de seis anos de idade e que não possuem água encanada em suas residências.
O projeto, desenvolvido em parceria com a empresa Unilever, doadora dos purificadores, envolve a educação para uso da água e orientações sobre como garantir uma água limpa e pura para consumo, além de seus benefícios. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das famílias, reduzindo as doenças causadas pela água contaminada, sobretudo a mortalidade infantil.
Segundo a coordenadora da Pastoral da Criança em União dos Palmares, Mariné Ramos, o município foi atendido em duas comunidades: Muquém (comunidade remanescente quilombola) e o distrito de Rocha Cavalcante que sofreram muito com a enchente ocorrida em junho de 2010, bem como por serem comunidade com famílias de baixa renda e terem dificuldades em ter água potável.
Nenhuma delas possui água encanada. Os moradores tomam água de cacimba ou de poço e não sabem exatamente a procedência dessa água. Casos de diarréia sempre foram registrados, mas houve um aumentou significativo desde a tragédia do ano passado.
Um dos trabalhos da Pastoral da Criança será, além de ter intermediado a doação, acompanhar o uso dos equipamentos e o impacto deles na redução de doenças causadas pela água, como diarréia, verminoses e outras doenças infecciosas que existem há mais de anos em União dos Palmares. O trabalho será feito semanalmente por profissionais e colaboradores.
Segundo a Unilever, o purificador de água, Pureit, já salvou a vida de milhões de pessoas na Índia, onde ele foi lançado, por trazer uma tecnologia inovadora, um sistema multiestágios de purificação, que não só filtra os microorganismos, como também os remove, por meio de uma “tecnologia programada de liberação de cloro”. O Pureit consegue remover 99,9% das bactérias, vírus e parasitas da água, além de reduzir contaminantes como metais pesados e compostos farmacêuticos da água.
Ainda segundo a Unilever, a Pastoral da Criança é uma instituição que possui uma causa que vai de encontro à da empresa, ou seja, a de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esta parceria vai reforçar o compromisso global da companhia de ajudar mais de um bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar e a meta de levar água potável para 500 milhões de pessoas até 2020.
A secretária de Indústria e Comércio, Jaci Lucia Galvão e o diretor administrativo da Prefeitura de União dos Palmares, Marcos Lobo, estiveram presentes acompanhando a ação da Unilever e da Pastoral da Criança. Marcos Lobo disse que ‘atitudes como esta, de grandes empresas são louváveis e necessárias para se construir uma sociedade mais justa e melhor para todos’.
Últimas notícias
vírus Nipah
OMS confirma morte por vírus Nipah em Bangladesh
fatalidade
Adolescente que apanhou do piloto Pedro Turra morre em hospital do DF
colisão
Idoso fica ferido após colisão entre carro e bicicleta na BR-316, em Santana do Ipanema
crime ambiental
Ibama multa Petrobras em 2,5 milhões por vazamento na Foz do Amazonas
violência
Professora é assassinada a facadas por aluno dentro de faculdade
prévias carnavalescas
Pinto da Madrugada começa a tomar conta da orla e deve arrastar multidão em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
defesa
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
ordem de serviço
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
mais obras
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
TRÂNSITO
Bloco carnavalesco altera trânsito na Pajuçara neste domingo
improbidade administrativa
