Alagoas
Município de Maceió deve fornecer insumos a portadora de demência
Decisão está publicada na edição desta quarta-feira do Diário da Justiça Eletrônica (DJE)
16/11/2011 14h02
O desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, monocraticamente, reformou decisão de primeiro grau determinando ao Município de Maceió o fornecimento do material necessário ao tratamento médico de Grace Horn Cabral Veiga, portadora de síndrome demencial.
Washington Luiz, ao decidir, entendeu que o argumento de que não há, nos autos, documento que indique descumprimento por parte do ente Municipal, não deve prosperar, uma vez que não se faz necessário o esgotamento da via administrativa para o acesso ao Judiciário, sobretudo quando há urgência no pedido.
“No que toca ao fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação, tenho que este se apresenta evidente ante a necessidade permanente da substituída, por ser portadora de síndrome demencial, na consecução do material pleiteado”, aduziu Washington Luiz.
O magistrado entendeu, ainda, que a enferma, por ser pobre na forma da lei, não possui condições de arcar com as despesas das fraldas geriátricas, ainda que exista um programa de política pública que diminua o valor do material médico.
Representada pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas, Grace Horn Cabral, portadora de demência, entrou com recurso requerendo a concessão de 150 fraldas geriátricas, 150 luvas de procedimento e 60 máscaras descartáveis, mensalmente.
Em primeiro grau, a magistrada deferiu parcialmente o pedido inicial, determinado que o Município de Maceió deve fornecer, tão somente, 30 comprimidos mensais do medicamento Oxcarbamazepina 300 mg, excluindo-o da obrigação de prover outros insumos médicos pleiteados.
Em suas razões, a juíza argumentou que não foram dadas provas suficientes da ineficácia de políticas públicas para a concessão de fraldas geriátricas, bem como não ficou comprovado, também, que o ente público havia negado o fornecimento das fraldas e das luvas.
Últimas notícias
despedida
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
vetado
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
legalidade
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
acidente
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
POLÍCIA
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
sorteio de prêmios
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Suposta traição
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
imposição de consumo
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
VIOLÊNCIA
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
depoimento
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
POLÍCIA
