Alagoas
Município de Maceió deve fornecer insumos a portadora de demência
Decisão está publicada na edição desta quarta-feira do Diário da Justiça Eletrônica (DJE)
16/11/2011 14h02
O desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, monocraticamente, reformou decisão de primeiro grau determinando ao Município de Maceió o fornecimento do material necessário ao tratamento médico de Grace Horn Cabral Veiga, portadora de síndrome demencial.
Washington Luiz, ao decidir, entendeu que o argumento de que não há, nos autos, documento que indique descumprimento por parte do ente Municipal, não deve prosperar, uma vez que não se faz necessário o esgotamento da via administrativa para o acesso ao Judiciário, sobretudo quando há urgência no pedido.
“No que toca ao fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação, tenho que este se apresenta evidente ante a necessidade permanente da substituída, por ser portadora de síndrome demencial, na consecução do material pleiteado”, aduziu Washington Luiz.
O magistrado entendeu, ainda, que a enferma, por ser pobre na forma da lei, não possui condições de arcar com as despesas das fraldas geriátricas, ainda que exista um programa de política pública que diminua o valor do material médico.
Representada pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas, Grace Horn Cabral, portadora de demência, entrou com recurso requerendo a concessão de 150 fraldas geriátricas, 150 luvas de procedimento e 60 máscaras descartáveis, mensalmente.
Em primeiro grau, a magistrada deferiu parcialmente o pedido inicial, determinado que o Município de Maceió deve fornecer, tão somente, 30 comprimidos mensais do medicamento Oxcarbamazepina 300 mg, excluindo-o da obrigação de prover outros insumos médicos pleiteados.
Em suas razões, a juíza argumentou que não foram dadas provas suficientes da ineficácia de políticas públicas para a concessão de fraldas geriátricas, bem como não ficou comprovado, também, que o ente público havia negado o fornecimento das fraldas e das luvas.
Últimas notícias
protesto
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
desaceleração econômica
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
decisão
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
cancelado
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
levantamento
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
conectando cidades
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
cultura
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Caso Alan Carlos
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Violência no meio rural
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
União dos Palmares
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Acidente
