Economia

Produtores do Vale do Mundaú participam de curso sobre irrigação e drenagem

<br />

Por Assessoria 30/11/2011 15h03

Os produtores do Arranjo Produtivo Local (APL) Laranja Lima do Vale do Mundaú participam, a partir desta quarta-feira (30) até o próximo dia 2 de dezembro de um curso de irrigação e drenagem. A capacitação acontece na sede da Associação de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Adafes), em Santana do Mundaú, e tem por objetivo oferecer aos produtores um aprimoramento das suas técnicas de cultivo da laranja, como também definir o melhor estilo de irrigação para a região.

O APL Laranja Lima faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae/AL. O curso, que contará com 18 participantes, terá como palestrante o engenheiro agrônomo formado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), José Jalme, que apresentará uma metodologia sobre a irrigação na área agrícola na cultura de citrus.

Também serão apresentadas técnicas de irrigação, do sistema mais adequado para região e como se dará a manutenção dos equipamentos. De acordo com Leila Flávia, gestora do APL Laranja Lima, o curso facilitará o trabalho dos produtores, agregando valor para o Arranjo. “O curso é imprescindível, pois vai garantir a melhoria da qualidade dos produtores de Santana do Mundaú, município que tem sua economia voltada para o cultivo da laranja lima. A ideia é que 2.500 produtores passem a ser beneficiados com essa tecnologia”, ressaltou Leila.

A gestora do APL ainda explicou que os produtores já haviam solicitado esse curso, há algum tempo, com a expectativa de adquirir maior conhecimento sobre área. “Por conta do tempo sem chuva, implantar a tecnologia de irrigação e drenagem para a manutenção da colheita da laranja lima será de grande valia para região, garantindo um retorno considerável para os produtores, do ponto de vista econômico”, complementou.

Além dos produtores, participarão do curso os técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e representantes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na agricultura do Estado de Alagoas (FETAG/AL).