Polícia

Comitê discute redução da mortalidade materna, infantil e fetal

<br />

Por Assessoria 07/02/2012 11h11

Representantes do Comitê de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal se reúnem nesta quinta-feira (9) com o objetivo de avaliar as circunstâncias dos óbitos de recém-nascidos e propor medidas para melhoria da qualidade da assistência à saúde na prevenção e redução da mortalidade materna, infantil e fetal. 

O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), será realizado no auditório do Núcleo de Ciência e Tecnologia, na sede da Sesau, das 9h às 12h. Na ocasião, também será discutida a implantação dos Comitês de Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal em todos os municípios alagoanos. 

Para a técnica da Coordenação do Núcleo de Saúde da Criança, Suzângela Dória, com esta ação a Sesau estará assegurando que os municípios possam efetivamente se comprometer a reduzir a mortalidade infantil. Desse modo, eles passarão a seguir as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS), segundo recomenda o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil.


“A redução da mortalidade infantil é uma das principais metas do governo do Estado, mas para que consigamos efetivamente evitar a morte de recém-nascidos, é necessário que todos os municípios se comprometam em trabalhar de forma integrada. Por esta razão, estaremos estimulando a criação dos Comitês de Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, para que as diretrizes do Estado tenham ressonância nos municípios”, pontuou Suzângela Dória.

Reuniões 

Para participar das reuniões de formação dos Comitês de Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, os técnicos municipais devem contatar o Núcleo de Saúde da Criança. Para isso, é necessário ligar para o telefone 3315.1679 e agendar o dia da reunião, visto que a Coordenação do Núcleo de Saúde da Criança irá realizar três encontros em dias distintos.