Educação

Brasil Alfabetizado faz entrega de certificados de conclusão de curso

 

Por Assessoria 04/04/2012 19h07
Brasil Alfabetizado faz entrega de certificados de conclusão de curso
Coordenadores, alfabetizadores e alfabetizandos do Programa Brasil Alfabetizado, da Secretaria Municipal Educação (Semed), receberam nesta terça-feira (3) o certificado de conclusão do curso. O evento foi realizado no Auditório Paulo Freire, da Semed, e contou com a participação dos familiares dos alunos e colaboradores da secretaria.

Para Maria de Lourdes, coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado, o certificado é o símbolo de uma etapa de superação vencida. “É o reconhecimento de luta e dedicação para se alfabetizar. O recebimento do certificado de conclusão é a concretização do empenho de cada alfabetizando e alfabetizadores”, afirma ela.

“O certificado é uma motivação a mais para os alfabetizandos continuarem estudando e sempre buscando novos conhecimentos, e um instrumento motivador para os alfabetizadores prosseguirem com seu trabalho voluntário”, afirma Maria da Penha, diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da Semed.

O Programa Brasil Alfabetizado é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O objetivo é o despertar do interesse pela elevação da escolaridade, na perspectiva de garantir a continuidade dos estudos pelos alfabetizandos. Em Maceió, o curso, que teve duração de oito meses, conseguiu, no ano letivo de 2011, garantir a conclusão de 5 mil aluno.

Para a alfabetizadora Charline Cavalcante, o curso é extremamente importante no bairro onde mora, o Rio Novo , porque consegue proporcionar conhecimento e reduzir o analfabetismo no local. “Meu bairro é muito carente e o programa está sendo fundamental. Oferece conhecimento r promove a troca de informações e de experiências de vidas entre os alunos”, avalia.

“O programa fez diferença na minha vida. Contribuiu para que eu pudesse aprender a ler. Minha expectativa é aprender ainda mais e repassar meus conhecimentos para outras pessoas”, afirma Josinete do Nascimento, aluna do Programa Brasil Alfabetizado.

De acordo com Maria de Lourdes, coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado, os materiais didáticos e pedagógicos e os recursos para merenda no ano letivo de 2012 já estão disponíveis. A perspectiva é que na primeira quinzena de abril comecem as novas turmas do programa.