Polícia

Coordenadores municipais participam de reunião sobre Saúde Bucal

Cobertura odontológica no Estado supera meta e chega a 64,3%

Por Assessoria 30/04/2012 11h11
Coordenadores municipais participam de reunião sobre Saúde Bucal
Com 64,3% de cobertura, os municípios alagoanos conseguiram cumprir a meta pactuada para a assistência odontológica – estipulada em 64%. O dado é parte do monitoramento feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e será discutido nesta quinta-feira (3), em reunião com coordenadores de Saúde Bucal e Atenção Básica. O evento começa às 8h30, no Hotel Enseada.

Durante o encontro com os gestores, serão apresentados os resultados do levantamento relativo ao ano de 2011, que teve como critérios a primeira consulta e a escovação supervisionada. Nesse sentido, foram analisados o acesso dos usuários às Equipes de Saúde Bucal (ESBs), o histórico e o atendimento às necessidades do paciente, o tratamento e sua conclusão.

Além disso, também foram levados em consideração o acompanhamento profissional na escovação e a aplicação de flúor tópico, responsável por uma redução de 55% na incidência de doenças periodontais – doenças infecto-inflamatórias que acometem os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cimento, ligamento periodontal e osso) dos dentes.

“Todos os itens considerados no monitoramento são preconizados pelo Ministério da Saúde (MS). A partir do próximo levantamento, vamos avaliar ainda os procedimentos individuais, com visitas domiciliares realizadas pelas equipes, e a relação entre extração e restauração”, explica o gerente de Saúde Bucal da Atenção Básica da Sesau, Paulo Sérgio Moreira.

Ele ressalta que as avaliações são necessárias para o desenvolvimento de novas políticas públicas voltadas para a área. “É com base nessas informações que vamos traçar as ações a serem adotadas nos 102 municípios alagoanos. Agora já tivemos um resultado positivo, superando a meta de cobertura da rede das ESBs, e pretendemos aumentar ainda mais essa cobertura”, acrescenta.

No encontro, serão discutidas ainda maneiras de corrigir possíveis falhas e melhorar o atendimento prestado à população. De acordo com o gerente, depois da apresentação dos resultados, as administrações municipais terão um prazo para colocar as propostas em prática e passarão por uma reavaliação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde.

“Já detectamos os problemas existentes e agora queremos debater as soluções. Esse raio-x e essas discussões são essenciais para continuarmos melhorando. As gestões municipais já estão de parabéns por essa conquista, que também é resultado do apoio da gestão da Sesau”, expõe Paulo Sérgio Moreira.