Brasil

PF encontra 110 mil pés de maconha e 30 toneladas da droga em PE

 Durante a operação dois filhotes de papagaio foram encontrados

Por UOL NOTICIAS 08/05/2012 11h11
PF encontra 110 mil pés de maconha e 30 toneladas da droga em PE
Uma força tarefa realizada pela PF (Polícia Federal) de Pernambuco em oito municípios do sertão do Estado conseguiu erradicar 110 mil pés de maconha e prendeu três homens. Eles estavam em uma das plantações encontradas no município de Belém do São Francisco (479 km de Recife).

A polícia encontrou os homens semienterrados pela plantação, que ao verem o helicóptero da SDS (Secretaria de Defesa Social) sobrevoar o local tentaram se esconder. Uma quarta pessoa, que estava com o grupo, conseguiu escapar.

Com o trio foram apreendidos um revólver calibre 38, uma pistola ponto 40, de uso exclusivo da Polícia Civil de Pernambuco com numeração raspada, além de dois filhotes de papagaio.

A operação denominada de Nero 2 começou na última quinta-feira (3), mas os resultados iniciais e parciais só foram divulgados na noite desta segunda-feira (7). O término da ação ainda não foi divulgado pela polícia.

Segundo a PF, em apenas quatro dias, a Operação Nero 2 encontrou ainda 30 toneladas de maconha pronta para consumo, o equivalente a cerca de R$ 6 milhões que seriam obtidos com o tráfico de drogas. Toda droga encontrada foi incinerada, e as plantações, destruídas.

A ação está ocorrendo em conjunto com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), PM (Polícia Militar) e Corpo de Bombeiros e já percorreu os municípios de Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Santa Cruz, Santa Filomena, Cabrobó, Belém de São Francisco, Salgueiro, Carnaubeira da Penha. Mais de cem policiais e três aeronaves participam da operação.

Segundo o chefe da delegacia da PF em Salgueiro, Cristiano de Oliveira Rocha, os três homens foram indiciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

“Os presos D.J.L. e V.S.M.S. foram também indiciados por porte ilegal de arma de fogo, e D.J.L. ainda responderá por crime ambiental porque estava na posse de dois filhotes de papagaio”, informou a PF por meio de nota. O trio já está preso no presídio regional em Salgueiro, onde ficará à disposição da Justiça.