Alagoas

Novo Lino recebe último encontro regional do PSD antes das convenções

Partido definiu 40 pr&eacute;-candidatos majorit&aacute;rios, al&eacute;m dos mais de 400 proporcionais em AL<br />

Por Assessoria 26/05/2012 07h07
Novo Lino recebe último encontro regional do PSD antes das convenções
Depois de Arapiraca, Cajueiro, Olho d’Água das Flores, Porto Calvo, Piaçabuçu e Santana do Ipanema receberem o diretório estadual do Partido Social Democrático (PSD) em eventos itinerantes, o município de Novo Lino, na Zona da Mata alagoana fechou, nesta sexta-feira (25), o ciclo de encontros da sigla antes das convenções partidárias.

Ao longo de sete encontros, que começaram no final de 2011, o partido pode traçar um panorama de atuação no Estado para as eleições de outubro próximo, contabilizando filiados e pré-candidatos aos cargos de prefeito e vereador. Em números atuais, o PSD definiu 40 pré-candidatos majoritários, além dos mais de 400 proporcionais em Alagoas. Além disso, o partido tem hoje quatro prefeitos e três vice-prefeitos. O deputado federal João Lyra representa a sigla no Congresso Nacional e o deputado Eduardo Hollanda na Assembleia Legislativa.

Presente em todos os encontros regionais, Hollanda, presidente em exercício do PSD-AL, fez um balanço positivo dos encontros que, segundo ele, serviram para esclarecer os diretórios municipais desde a sua fundação até a captação de novos filiados e a definição de pré-candidaturas. Em Novo Lino, o deputado destacou a presença de um nome forte para representar o PSD no pleito. “Temos uma pré-candidata a prefeita jovem, mas que mostra uma liderança nata. A vereadora Marcela Gomes de Barros aparece bem em todas as avaliações, apresenta desenvoltura no trato com outros partidos, está muito bem situada”, afirmou.

Assumindo interinamente o comando do partido, até então presidido pelo deputado federal João Lyra, Hollanda não deixou de registrar a importância do parlamentar para que a sigla nascesse forte em Alagoas, tendo representação em 94 dos 102 municípios alagoanos. “O deputado João Lyra foi fundamental para que o PSD chegasse a Alagoas, sem seu empenho e dedicação esse diretório estadual não existiria. Nós entendemos que neste momento ele precisa de mais tempo para se dedicar as suas atividades empresariais e à Câmara Federal, por isso deixa o posto e devemos nomear alguém à altura”, explicou. Sobre a possibilidade de o prefeito de Maceió, Cícero Almeida, filiar-se ao partido e assumir o cargo, Hollanda disse que o convite foi feito e que o PSD aguarda uma posição.

Anfitriã do encontro, a vereadora Marcela Gomes de Barros, presidente do diretório municipal do partido, frisou que a presença dos diretórios convocados na sede da Câmara de Vereadores de Novo Lino mostra a unidade do partido. “Representantes de quase vinte municípios da Zona da Mata, do Vale do Mundaú e da Grande Maceió se deslocaram até nosso município e isso quer dizer que, além de mostrarem interesse na organização da eleição, reafirmam a cada dia que o PSD está unido em todo o Estado”. Presidente da Câmara Municipal, o vereador Manoel Felizardo também compõe os quadros do partido.

Durante o encontro, a contadora Roseane Nogueira realizou uma palestra de orientação sobre arrecadação de campanha, gastos e prestação de contas. “Esse é um momento importante, onde podemos orientar os pré-candidatos sobre prestação de contas e também esclarecer a sociedade que o seu voto deve ser dado a candidatos que estão com as contas aprovadas. Isso quer dizer, comprovar como conseguiram recursos e de que maneira eles vão ser aplicados”, esclareceu.

Além de Novo Lino, estiveram representados no encontro os municípios de Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Paripueira, Satuba, Rio Largo, Messias, Murici, Branquinha, União dos Palmares, Santana do Mundaú, São José da Laje, Ibateguara, Campestre, Jundiá, Jacuípe, Joaquim Gomes e Flexeiras.