Polícia

Fraturas por osteoporose devem aumentar mais de 30% até 2050

Segundo relatório índice da doença deve aumentar 32% no país

Por Ag. Rádio2 27/05/2012 17h05
Fraturas por osteoporose devem aumentar mais de 30% até 2050
A osteoporose, doença que enfraquece os ossos, é a principal causa no aumento de fraturas entre idosos no Brasil. E um relatório feito pela Fundação Internacional de Osteoporose mostra que, até 2050, o índice da doença deve aumentar 32% no país. Isso porque a fragilidade óssea atinge mais a população idosa.

Estima-se que, todos os anos, de 153 a 343 fraturas no quadril ocorram em um grupo de 100 mil pessoas com 50 anos ou mais. Segundo os médicos, isso acontece porque a população dessa faixa etária não consome o cálcio necessário na dieta. Sedentarismo, constituição magra, consumo excessivo de álcool, tabagismo e genética, também contribuem para os fatores de risco.

As mulheres são as mais propensas a desenvolver a osteoporose. O estudo revela que cerca de 33% delas sofrem com a doença na pós-menopausa.

Especialistas lembram que o diagnóstico da doença é feito por meio de exames que detectam a densidade dos ossos. Através dos testes, é possível identificar sinais precoces de osteoporose ou mesmo sinais de enfraquecimento ósseo.