Alagoas

Moradores podem usar academia ao ar livre em Arapiraca

Há equipamentos adequados para cadeirantes e deficientes

Por Assessoria 15/06/2012 14h02
Moradores podem usar academia ao ar livre em Arapiraca
A Prefeitura de Arapiraca entregou aos moradores, na manhã desta sexta-feira (15), a Academia ao Ar Livre Bosque das Arapiracas.

O projeto tem o objetivo de levar saúde e bem-estar a toda população e visitantes. Os três conjuntos de equipamentos são semelhantes aos de musculação e alongamento encontrados nas academias convencionais, com o intuito de trabalhar todos os grupos musculares.

A iniciativa da administração do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), com o apoio das secretarias de Saúde, Esportes, Obras e Desenvolvimento Urbano, visa oferecer às pessoas que não têm condições financeiras ou que não gostam de frequentar as academias comuns a oportunidade de praticarem exercícios sem pagarem nada pelo acesso.

Sensível às demandas dos portadores de deficiência física, visual e mental, a Prefeitura de Arapiraca também instalou equipamentos adequados para cadeirantes e deficientes.

Eles terão acompanhamento de profissionais especializados durante a prática dos exercícios.

A secretária de Saúde, Sandra Márcia Lima, representou o prefeito Luciano na solenidade, que também contou com a presença de educadores físicos, profissionais de saúde, a exemplo de nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas.

Antes da inauguração, a partir das seis horas da manhã, foi oferecido um café-da-manhã para os participantes do evento. Além disso, a Secretaria de Saúde montou um estande nas imediações da Academia ao Ar Livre, a fim de que as pessoas pudessem fazer exames clínicos, como, por exemplo, aferição da pressão arterial, testes de glicemia, orientação nutricional, entre outras ações com o objetivo de promover ainda mais a melhoria da qualidade de vida dos moradores e visitantes.

A dona-de-casa Janaína Ferreira da Costa, 32, elogiou a iniciativa da prefeitura e destacou a importância da academia ao ar livre para a saúde das pessoas.

“Eu já fazia minhas caminhadas matinais. Agora, com as academias, ficou ainda melhor, principalmente porque temos o acompanhamento de profissionais da área”, afirmou.

As academias ao ar livre funcionam diariamente. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, os praticantes de exercícios terão o acompanhamento de educadores físicos e fisioterapeutas, entre outros profissionais.