Alagoas

Filé alagoano é destaque no terceiro dia de desfiles da Trend House

Semana de moda, gastronomia e design em AL, acontece até sexta-feira (17)

Por Agência Alagoas 16/08/2012 16h04
Filé alagoano é destaque no terceiro dia de desfiles da Trend House
Agência Alagoas
O filé alagoano foi o grande destaque da quarta-feira (15), entre os desfiles da Semana de Moda de Alagoas, a Trend House 2012, realizados na Vox Room, em Jaraguá. O ponto clássico do bordado, conhecido como “Casa de Noca”, predominou na coleção assinada pela estilista Petrúcia Lopes. Com uma programação que conta com 27 desfiles locais, quatro nacionais e um internacional, a semana de moda, gastronomia e design em Alagoas, acontece até sexta-feira (17), em Maceió.

Entre os maiores eventos do ramo no Nordeste, o Trend House conta com o apoio da Cadeia Produtiva de Têxtil e Confecções em Alagoas (CPTC), um convênio entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e Sebrae Alagoas.

O ponto preciso do bordado deu origem a peças sofisticadas, produzidas por artesãs do município de Paripueira, durante um curso ofertado pela ONG Abevila. Com cores inspiradas nas belezas naturais da lagoa Mundaú-Manguaba, bege, branco, off-white e verde pistache foram destaque nas peças da coleção.

"Lembro que, quando era jovem, aproveitávamos o entardecer para nos banhar e brincar na lagoa. O contraste das cores que faziam parte daquele momento sempre me fascinou, por isso decidi utilizá-las nessa coleção", alega a estilista.

Petrúcia Lopes conta que foi com auxílio da Seplande e do Sebrae que ela mudou suas noções de empreendedorismo, trazendo diferencial às suas peças. "Com o curso aprendi a identificar para quem o artesanato está sendo produzido. É mais prazeroso fazer peças mais elaboradas, que se destacam aos olhos das pessoas", diz.

Seguindo a programação do evento, a quarta-feira contou com outros cinco desfiles: M&G; a marca de calçados infantil Bibi; a estilista alagoana Nathália Amaral, com a coleção "Maria"; Carmen Steffens, e a única marca internacional presente no Trend House, a italiana Brasaimara.