Mundo

Atentados do 11 de Setembro nos EUA completam onze anos

A ação foi orquestrada pela rede Al Qaeda

Por Da redação, com agências 11/09/2012 10h10
Atentados do 11 de Setembro nos EUA completam onze anos
Divulgação
Onze anos após os ataques de 11 de Setembro de 2001 , a região do Marco Zero , como é conhecido o local onde ficavam as Torres Gêmeas em Nova York, continua lotada de trabalhadores e equipamentos de construção.

Uma ação orquestrada pela rede Al Qaeda sequestrou quatro aviões para atingir as torres do World Trade Center, em Nova York, o Pentágono, em Washington, além de derrubar uma das aeronaves na Pensilvânia.

O atentado começou cedo: às 8h46 (9h46 no horário de Brasília) um Boeing 747 da companhia aérea American Airlines atingiu a torre norte do WTC, entre os andares 93 e 99.

No momento da batida, o avião estava a aproximadamente 790 km/h. Após atingir o Pentágono, cerca de 16 minutos após a primeira colisão, um segundo avião atingiu a outra torre do complexo do WTC. 

Naquela manhã, às 9h59, a torre sul do World Trade Center desabou, levantando uma enorme nuvem de poeira. Às 10h28, a torre norte veio ao chão.

Hoje, uma multidão de turistas visita a área de 6,5 hectares todos os dias, fotografando os novos edifícios que estão sendo erguidos no local – ainda incompleto, o novo World Trade Center já é o prédio mais alto da cidade , à frente do Empire State.