Alagoas

Após embargo, obras do Pátio Arapiraca são retomadas

Dois operários foram soterrados no local

13/09/2012 10h10
Após embargo, obras do Pátio Arapiraca são retomadas
Assessoria
Da redação, com assessoria

As obras do Pátio Arapiraca Garden Shopping foram retomadas nesta terça-feira (11). Fiscais do Ministério do Trabalho estiveram na obra na tarde de segunda-feira (10) e constataram que todas as adequações solicitadas foram realizadas. A informação foi passada pela assessoria de comunicação do estabelecimento nesta quinta-feira (13).

O superintendente do órgão em Alagoas, Ismael Lessa, assinou a liberação, que já foi publicada no Diário Oficial. Atualmente cerca de 200 operários trabalham na construção do empreendimento.

Laudo do MTE

A investigação feita pela equipe de coordenação de Análises de Acidentes do Trabalho e Emprego (MTE), liderada por César dos Santos, havia concluído que o acidente que deixou dois trabalhadores feridos foi causado por falhas no canteiro de obras do Pátio Arapiraca Garden Shopping, previsto para ter uma parte inaugurada em Dezembro deste ano. "Um dos motivos que causaram esse acidente foi o fato de a barreira não ter sustentação", falou o funcionário do MTE.

Segundo apontou o laudo, a construtora responsável pela obra foi omissa. O documento de responsabilidade de César dos Santos foi entregue na segunda-feira (10), ao superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego. Diante do conteúdo apresentado na perícia, o MTE decidirá se a obra continua embargada.

Desde então, as obras estavam paralisadas até que todas as irregularidades apontadas fossem reparadas pela WR Engenharia, construtora responsável pela edificação.

Entenda o caso

Dois operários foram soterrados após um deslizamento de uma barreira de três metros, no último dia 24 de agosto. José Aparecido Francisco, que sofreu traumatismo craniano devido ao afundamento de um osso da testa, trabalhava na obra há 15 dias. O outro companheiro de trabalho sofreu ferimentos leves, recebeu os primeiros socorros e logo foi liberado.