Alagoas

Agricultores podem se inscrever no Garantia Safra 2012-2013

Seguro da planta&ccedil;&atilde;o cobre perdas da seca<br />

Por Ascom/Seagri 24/09/2012 15h03
Agricultores podem se inscrever no Garantia Safra 2012-2013
Milho é uma das lavouras cobertas pelo seguro
Os agricultores interessados em proteger suas plantações contra os efeitos da seca ou do excesso de chuvas já podem se inscrever no Garantia Safra para o ano agrícola 2012-2013. As inscrições podem ser feitas nos escritórios locais e regionais do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater/Seagri) e nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

Alagoas terá 30 mil cotas para o programa e as inscrições, que começaram em julho, seguem até fevereiro de 2013. “Mas é importante que o agricultor se antecipe, pois as inscrições ainda serão avaliadas pelo governo federal, que depois disso emite um boleto para o agricultor fazer o pagamento e, assim, garantir a adesão”, explicou o coordenador do programa no Estado, José Antônio dos Santos.

Segundo ele, o boleto para adesão será de R$ 7, equivalente a 1% do valor que o agricultor poderá receber, que é de R$ 700. Produtores de 38 municípios do Agreste, Bacia Leiteira e Sertão podem se inscrever. O seguro cobre as culturas de mandioca, feijão, arroz, mandioca e milho, desde que haja perda igual ou superior a 50% da plantação, após comprovação por meio de laudo.

Para se inscrever, o agricultor deve possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que comprava sua condição de produtor familiar. “É um dos programas que garantem ao agricultor uma renda em caso de perda da plantação. O ideal é que ele consiga produzir alimento, comercializar sua produção, mas, em situações adversas, é importante ele estar protegido pelo seguro”, comentou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.