Educação

Candidatos do Enem começam a receber cartões

 

11/10/2012 16h04
Candidatos do Enem começam a receber cartões
A confirmação de inscrição dos participantes do Enem 2012 vai chegar em casa. O Instituto Nacional do Ensino Médio (Inep) já começou a distribuição pelos Correios e, a previsão é de que até o dia 26 de outubro todos os candidatos tenham recebido o cartão contendo: número de inscrição; data, hora e local de realização das provas; indicação do atendimento diferenciado e/ou do atendimento específico solicitados; opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação do Ensino Médio, caso tenha sido feita.

O aumento do número de participantes das provas, que serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro, pode provocar algumas falhas operacionais na entrega dos cartões de confirmação. Mas para evitar prejuízos aos candidatos, o Inep disponibiliza, a partir da próxima segunda-feira (15), a versão on line do documento no site do Enem. Para acessar, é preciso fornecer alguns dados como CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.

Se o aluno não receber a confirmação em casa, nem conseguir imprimir a versão digital do cartão, ainda tem a opção de checar as informações sobre onde realizar as provas por meio do telefone 0800 616161 e seguir as instruções do Inep. O candidato só pode participar do exame se tiver a inscrição confirmada. Mas atenção! Não é preciso levar o cartão no dia da prova. A obrigatoriedade é apresentar apenas um documento de identificação original com foto.

Veja quais são os documentos permitidos:

Cédula de identidade (RG) expedida pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pela Polícia Federal;
Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade;
Carteira de Trabalho e Previdência Social;
Certificado de Dispensa de Corporação;
Certificado de Reservista;
Passaporte; ou
Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.

Além do documento, o candidato deve levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. A leitura ótica do gabarito só será possível com esse tipo de caneta. Para quem vai fazer as provas em Alagoas, é recomendado chegar com uma hora de antecedência, ou seja, 11 horas (horário local). A dica é fazer o trajeto um dia antes para ter certeza do endereço. 
Tags: