Alagoas

"UNACON irá proporcionar conforto, qualidade de vida e economia?, afirma Célia Rocha

Unidade dispõe dos serviços de cirurgia oncológica, radioterapia e quimioterapia 

24/01/2013 17h05
'UNACON irá proporcionar conforto, qualidade de vida e economia?, afirma Célia Rocha
Roberta Sampaio
Inaugurada na tarde desta quinta-feira (23), A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), situada na Rodovia AL- 220, no Complexo Hospitalar Manoel André (Chama), em Arapiraca. A unidade dispõe dos serviços de cirurgia oncológica, radioterapia e quimioterapia. Os tratamentos serão oferecidos para a população também pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esta é uma grande conquista. Sem dúvida alguma a Unidade irá proporcionar conforto, qualidade de vida e economia para os pacientes que lutam contra a doença” disse a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha.

Estiveram presentes o senador Benedito de Lira (PP) o secretário de Atenção Nacional de Saúde, Helvécio Miranda, O Secretário de Articulação Política do Estado, Rogério Teófilo, Emanuel Barroso Barreto, diretor presidente do Chama, Alexandre Toledo, secretário de saúde do estado de alagoas, secretário municipal de saúde, Ubiratan Veiga.

A solenidade entrega da Unidade de contou ainda com a presença do presidente municipal do (PP) Ricardo Barreto e vários representantes da câmara municipal de Arapiraca, empresários , além de vários representantes da classe médica.

Serão realizados também na Unidade consultas de triagem onde o diagnóstico é detectado precocemente, aumentando as possibilidades taxas de cura e sobrevida dos pacientes com câncer.

Os serviços

O serviço de radioterapia conta com um equipamento de alta tecnologia em planejamento e tratamento do paciente oncológico, com licença habilitada para Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT), capacidade para realizar radioterapia guiada por imagem (IGRT) e radiocirurgia.

Com estrutura para tratar 80 pacientes por dia, divididos em três turnos diários (entre 7h e 22h), o serviço de radioterapia oferece aos pacientes o acompanhamento de uma equipe multiprofissional composta por radioncologistas, físicos médicos, enfermeiras, técnicos em radioterapia e psicóloga.

O serviço de oncologia clínica dispõe de seis consultórios para atendimento pela equipe multiprofissional (cirurgião oncológico, oncologista clínico, psicóloga, nutricionista, enfermeira e fisioterapeuta).

Já o salão de quimioterapia tem capacidade de realização de 90 tratamentos ao dia, duas salas de atendimento de emergência, além de recepção ampla, com todas as dependências climatizadas.

Os tratamentos são realizados sob supervisão de médico oncologista clínico, que está a disposição 24 horas para atendimento das emergências oncológicas eventuais do serviço.

Hospital Chama

O Complexo Hospitalar Manoel André (Chama) possui 30 leitos de internação oncológica, além de estrutura em exames complementares, como Raio X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear, laboratório, UTI e demais especialidades médicas.