Negócios

Uveal mobiliza vereadores para debate político em Brasília

O objetivo é acompanhar a construção da reforma política do país 

10/03/2013 15h03
Uveal mobiliza vereadores para debate político em Brasília
Vereadores alagoanos estarão mobilizados durante os dias 12, 13 e 14 de março em Brasília. A iniciativa é da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) e tem objetivo de acompanhar de perto a construção da reforma política em andamento no Congresso Nacional. Vereadores de outros estados também confirmaram que estarão mobilizados durante esses três dias.

Representantes de praticamente todos os municípios já confirmaram presença. O embarque dos edis está programado para a tarde desta segunda-feira rumo ao Distrito Federal (DF). A Uveal estima que ao menos 400 vereadores estejam mobilizados nessa frente.

De acordo com o presidente da entidade vereador por Cacimbinhas, Hugo Vanderley entre outras reivindicações que serão defendidas está “a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tramita no Congresso Nacional, e versa sobre o salário do vereador em cidades de até 50 mil habitantes”, antecipou.

Para ele “o momento é importante porque é uma excelente oportunidade do vereador se articular, inclusive com a bancada de Alagoas em Brasília para efetivar os pleitos da categoria no contexto dessa reforma política, assim como, fazer frente aos pontos considerados desfavoráveis ao edil”, acrescentou Vanderley.

“A intenção é discutir de perto como o texto desta reforma está sendo construído, principalmente diante dos fatos que já foram divulgados pela imprensa, como a perda de alguns direitos que podem inclusive enfraquecer o papel do vereador que é considerado o político mais próximo do povo”, comentou o vice-presidente da Uveal e vereador por Palmeira, França Junior.

O presidente regional Uveal e vereador por Palmeira dos Índios, Júlio Cezar avalia que “essa iniciativa da Uveal de mobilizar os vereadores para debater a reforma política reúne e atualiza a categoria entorno dessa discussão importante, em função da dúvida e da polêmica existente”, considerou.

Dentre alguns compromissos agendados pela Uveal nesses três dias estão: reunião com a bancada federal de Alagoas; encontro com o Presidente do Senado, Renan Calheiros, etc. Na semana passada, Hugo Vanderley e vereadores foram recebidos pelo governador, Teotonio Vilela Filho, que já antecipou que apoiará as reivindicações da categoria.