Polícia

Campanha mobiliza gestores para erradicação da Hanseníase

Abertura aconteceu nesta segunda-feira (18)

18/03/2013 16h04
Campanha mobiliza gestores para erradicação da Hanseníase
A meta do governo Federal é erradicar a Hanseníase no Brasil, principalmente em regiões onde são registrados casos todos os anos, a exemplo do Norte e Nordeste. Para alcançar esse resultado está sendo realizada uma campanha nacional nas escolas públicas municipais e estaduais, que tem como alvo crianças e adolescentes de até 15 anos.



Nesta segunda-feira (18), a campanha foi lançada na Escola Municipal Orlando Araújo, com a presença dos secretários de estadual e municipal da Saúde, respectivamente, Jorge Villas Bôas e João Marcelo Lyra. Também participaram da cerimônia a representante do Ministério da Saúde, Jurema Brandão, e a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira.



O secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, ressaltou a importância da parceria entre as secretarias de Saúde e da Educação, com a finalidade de trabalharem no sentido de contribuir para erradicação da doença. Villas Bôas assegurou que é necessária a participação de todos que fazem a saúde, como também, dos pais que devem se integrar a campanha, pois, quanto mais cedo for detectada, a resposta ao tratamento será positiva.



O Ministério da Saúde está trabalhando a Hanseníase como um problema de saúde pública e, conforme destacou a técnica da coordenação-geral de Hanseníase e doenças em eliminação, Jurema Brandão, uma das metas é, até o ano de 2015, ter menos de um caso para dez mil habitantes. Atualmente, esse número é de 1,54 para cada dez mil habitantes. E, para isso, o ministério está trabalhando com campanhas, que este ano, têm como alvo as crianças e adolescentes até 15 anos, porque é uma faixa etária em que tem mais contato com os familiares.



A gerente de Agravos de Transmissão Respiratória, Sexual e Doenças Imunopreviníveis da Sesau, Ednalva Araújo, disse que, apesar de ser uma doença milenar, ainda são registrados casos em todo o Brasil. E, isso ocorre, porque a população ainda ignora os problemas sociais que existem e o tratamento tardio. “Desde 2000, o Brasil está trabalhando para erradicar a Hanseníase e várias ações estão sendo realizadas, com a participação de estados e municípios, em parceria com o Ministério da Saúde”, afirmou.



“A Hanseníase tem cura, por isso é necessário que todos se engajem nessa campanha, principalmente os pais, que receberão um questionário, onde irão identificar e verificar se os filhos têm manchas. Os casos detectados da doença serão encaminhados para um centro especializado. Já os pacientes com apenas problema dermatológico farão tratamento com um especialista”, disse.



Em 2012, foram diagnosticados 447 casos novos da doença, correspondendo a um coeficiente de detecção geral de 12,64 casos por 100.000 habitantes. “Um índice que é considerado alto pelos parâmetros nacionais e, no caso de Maceió, o coeficiente de detecção é classificado como médio em menores de 15 anos, uma vez que 22 novos casos foram detectados no ano passado”, informou Ednalva Araújo.



Hanseníase - Conhecida oficialmente por este nome desde 1976, já que anteriormente era denominada de lepra, a doença é um das mais antigas da história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Apesar de ter cura, pode causar deformidades quando é diagnosticada tardiamente.