Educação

Encceja será realizado dia 14 de abril em Alagoas

Exame&nbsp; para conclus&atilde;o do Ensino Fundamental<br />

Por Agência Alagoas 02/04/2013 13h01
Encceja será realizado dia 14 de abril em Alagoas
As provas para o Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) serão aplicadas na capital e no interior do Estado no dia 14 de abril. O exame é uma iniciativa do Governo Federal e possibilita a certificação de conclusão do Ensino Fundamental para os candidatos que têm, no mínimo, 15 anos.

Este ano, o Encceja recebeu o total de 579 inscrições para o processo seletivo que será realizado em Maceió e nos municípios de Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.

Os candidatos devem ficar atentos para o horário das provas. O exame inicia a partir das 8h e segue até o meio-dia, retomando às 14h, e o seu término é às 19h. “A recomendação é que o candidato chegue uma hora antes do início do exame e tenha em mãos o cartão de inscrição, um documento de identificação com foto e uma caneta preta com material transparente”, orienta o técnico pedagógico da Diretoria de Desenvolvimento da Educação da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE), Rubens Lima.

Conforme Rubens, o candidato pode ter acesso ao cartão de inscrição por meio do endereço eletrônico http://sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja/. Dúvidas ou mais informações pelo telefone 0800 616161.

Locais de prova
Em Maceió, o Encceja será realizado na Escola Estadual Correia Titara, localizada no Centro Educacional de Pesquisas Aplicada (Cepa). No município de Rio Largo, o exame será na Escola Estadual Francisco Leão. Em Santana do Ipanema, na Escola Estadual Profº. Mileno Ferreira da Silva. Na cidade de São Miguel dos Campos, as provas serão aplicadas na Escola Estadual Ana Lins. Já em União dos Palmares, na Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros.

Será aprovado aquele que obtiver o mínimo de 100 pontos em cada uma das provas objetivas e 5 pontos na prova de Redação. No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, é preciso obter proficiência na prova de Redação para garantir a certificação.

Exame Supletivo
Outra oportunidade para aqueles que não concluíram os estudos da Educação Básica é o Exame Supletivo, que certifica para o Ensino Fundamental ou Médio. A ação é promovida pela Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE). Este ano, mais de 10 mil pessoas realizarão o exame nos dias 18 e 19 de maio.