Alagoas

Conselho Municipal discute melhorias para segurança pública

Órgãos se colocaram a disposição da Força Nacional de Segurança

12/04/2013 19h07
Conselho Municipal discute melhorias para segurança pública
O Conselho Municipal de Segurança se reuniu nesta quinta-feira (11), na sala de reuniões do Centro Administrativo, para discutir melhorias na segurança pública da cidade. O encontro foi presidedido pelo vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB).

Participaram da reunião, a secretária municipal de Governo, Cícera Pinheiro, o secretário municipal de Meio Ambiente, Yvens Barbosa, a secretária municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, subsecretários de Planejamento, Cícero Barbosa, e de Finanças, Linderley , o presidente do Fórum DLIS, José Lopes, a delegada Elâine Fernandes, da Força Nacional, o delegada da Polícia Civil, Izaias Rodirgues, o defensor público André Chalub, o vereador Tarciso Freire (PSD), a presidente da OAB subsecção Arapiraca, Cláudia Lany, o representante da Polícia Militar, tenente Pereira, além do capitão Montange e técnicos da prefeitura.

A delegada Elâine Fernandes contou a equipe judiciária da Força Nacional, que chegou à Arapiraca na semana passada, já está trabalhando. Ela destacou a importância de implantar uma cultura da paz entre os arapiraquenses, principalmente no que se refere o disk denúncia.

“Estamos vindo para trabalhar dentro de ações especificas. Precisamos chamar a sociedade para essa cultura da paz, principalmente com as denúncias anônimas. É fundamental a colaboração da população. Queremos dar uma resposta positiva ao município”, disse a delegada.

Os órgãos participantes do encontro se colocaram a disposição da Força Nacional para passar levantamentos sobre as áreas onde aparecem casos de violência, principalmente na questão do tráfico de drogas.

Uma carta com várias reinvidicações está sendo elaborada para ser entregue ao governador Teotônio Vilela Filho e o secretário estadual de Defesa Social, Dário César. No texto contendo nove itens, o conselho pede que o Governo do Estado invista na segurança pública em Arapiraca.

Na ocasião, também foram discutidas o encarceramento de presos, criação de uma guarda municipal e melhorias na segurança de praças.