Alagoas

Surto de virose leva 5º Centro de Saúde a funcionar com plantão 24 horas

Decisão foi tomada em reunião com a prefeita Célia e secretários

Por Assessoria 06/06/2013 21h09
 Surto de virose leva 5º Centro de Saúde a funcionar com plantão 24 horas
A unidade do 5º Centro de Saúde, que funciona em ponto estratégico do município de Arapiraca, terá plantões especiais de 24 horas até nos fins de semana. Seguindo uma determinação da prefeita Célia Rocha, a Secretaria de Saúde está convocando médicos, enfermeiros e agentes de saúde para ampliar o atendimento aos moradores.

A informação foi passada durante reunião com todos os secretários municipais, na sala de reuniões do Centro Administrativo.
De acordo com o secretário Ubiratan Pedrosa, a medida tem como ponto de apoio o 5º Centro de Saúde, localizado por trás do Hospital Regional de Arapiraca (HRA).

“Estamos avaliando com a equipe a possibilidade de adotar o plantão em outras unidades”, explicou Pedrosa.
Além disso, o secretário revelou que, para suprir a falta de alguns médicos, a prefeitura está contratando, em caráter de emergência, profissionais vindos da cidade de Aracaju.

Ele explicou que, desde o início do ano, a prefeitura já mantém convênios com o Hospital Regional e outros estabelecimentos de saúde, no sentido de minimizar os transtornos causados por doenças à população.

“Agora, o município vivencia um dos maiores surtos de viroses de sua história, e esse fato provoca uma sobrecarga nas unidades que cuidam dos moradores. Por conta disso, estamos adotando os plantões para ampliar ainda mais o atendimento à população”, acrescentou Pedrosa.

O secretário adiantou que todas as unidades básicas de saúde estão atendendo as urgências de surtos de diarreia. “As pessoas só devem ir ao hospital, em caso de emergência, depois de procurar a unidade de saúde mais próxima”, completou ele.