Alagoas

51ª Festa da Juventude chega ao fim na noite deste domingo; confira

Festividade foi iniciada na última sexta (12)

14/07/2013 08h08
51ª Festa da Juventude chega ao fim na noite deste domingo; confira
Maltanet/Cortesia
Da Redação, com assessoria

A 51ª edição da Festa da Juventude, realizada em Santana do Ipanema, chega ao fim neste domingo (14), com as apresentações de Forró do Tchê, Luan e Forró Estilizado, Geraldinho Lins e Mano Walter.

Iniciado na última sexta-feira (12), turistas e santanenses já foram agraciados com shows de grandes nomes da música, a exemplo de Dorgival Dantas e José Augusto.

A Festa

Criada em 1961, a Festa da Juventude, realizada no Município de Santana do Ipanema, no interior de Alagoas, tem o seu dia maior num domingo integrante do novenário em homenagem a Senhora Santana, Padroeira do Município. Contam seus remanescentes que a Festa da Padroeira tinha em suas novenas segmentos da sociedade santanense que a homenageavam (noiteiros) tais como: comerciantes, funcionários públicos federais e estaduais, etc, mas faltava a juventude.

Um grupo de jovens, na época, reuniu-se e resolveu criar uma festa na qual pudessem arrecadar e conseqüentemente colaborar com a sua padroeira em seu novenário. Nascia a Festa da Juventude.

Sem líderes, mas com espírito de liderança, os então jovens Geraldo Bulhões, Nestor Noya, Isnaldo Bulhões, José Abdon Malta Marques e José Alfredo Noya entre outros realizaram a 1ª Festa da Juven-tude, um domingo de competições esportivas amadoras, onde a juventude da cidade e da região parti-cipou em massa colaborando para o êxito do evento. Com o passar dos anos a festa tornou-se também filantrópica, ajudando a muita gente carente em nosso município.

Atualmente a festa é composta por competições esportivas amadoras, shows artísticos e a escolha da Rainha da Juventude, bela jovem do município escolhida em desfile.