Zona Azul: SMTT vai simular mudança de trânsito no Centro de Arapiraca
Rio Branco e Fernandes Lima vão mudar de sentido
Com a realização de estudos técnicos de engenharia de tráfego para melhorar a fluidez do trânsito no Centro de Arapiraca, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vai realizar uma simulação neste sábado (30), das 7h às 15h, de mudança de sentido da Avenida Rio Branco e da Rua Fernandes Lima. Faixas aéreas serão colocadas, nesta quarta-feira (27), em 16 pontos das vias da operação.
No intuito de colocar em prática a determinação da prefeita Célia Rocha (PTB) a implantação de um trânsito seguro na região central de Arapiraca é que a SMTT fará a simulação para viabilizar a implantação da Zona Azul na cidade.
Segundo informações do superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, durante a operação serão realizadas as inversões do tráfego da Avenida Rio Branco, no sentido Praça Marques da Silva ao bairro Cacimbas, e da Rua Fernandes Lima, no sentido Cacimbas, a partir do Clube dos Fumicultores, até a Rua 15 de Novembro.
“Os estudos de tráfego realizados pelos técnicos da SMTT mostram a possibilidade de melhor fluidez no trânsito invertendo o sentido dessas duas vias, formando assim um binário entre elas e desafogando o trânsito na região central da cidade”, apontou Ricardo Teófilo.
Ele informou que a possibilidade dessa mudança será a primeira de outras que irão acontecer no trânsito do Centro de Arapiraca, para que seja, posteriormente, implantada a Zona Azul na região.
Faixas aéreas
Para informar a população sobre as mudanças que vão ocorrer nas duas vias do Centro, a partir da tarde desta quarta-feira, a SMTT irá colocar 16 faixas aéreas entre as esquinas das ruas Estudante José de Oliveira Leite, Domingos Correia, São Francisco, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel, Teodorico Costa e ao longo da Avenida Rio Branco e Rua Fernandes Lima.
As faixas irão informar à população sobre o dia, o horário e o trajeto que o condutor deverá seguir nas vias da simulação.
A simulação de sábado irá contar com um efetivo de 31 agentes de trânsito do órgão municipal distribuídos em dez pontos fixos entre cruzamentos e ruas de acesso à Avenida Rio Branco e Rua Fernandes Lima. Como também com a participação de uma equipe técnica da SMTT e de uma equipe do 3º Batalhão de Polícia Militar (3ºBPM).
Os agentes de trânsito vão trabalhar a pé e com o apoio de viaturas da SMTT. A equipe volante irá circular entre as vias em quatro motos e duas viaturas (VTRs).
O diretor de Trânsito da SMTT, Vanderley Pereira, declarou que a simulação é um trabalho prático que irá verificar a real possibilidade de mudança de inversão de sentido das duas vias.
“Para termos a noção de fluidez do trânsito e de uma real possibilidade de mudança de tráfego é necessário fazer a simulação e estudar o comportamento do trânsito com os novos sentidos das vias”, afirmou ele.
Os estudos práticos da simulação serão realizados durante oito horas consecutivas. Neste período de tempo, a equipe técnica da SMTT irá analisar os pontos de conflitos como engarrafamentos e, sobretudo, a fluidez das vias centrais.
A SMTT solicita a compreensão da população arapiraquense para a realização da simulação, cujo propósito é aperfeiçoar as condições de segurança e fluidez da malha viária central da cidade.