Exposição de cultura afro tem abertura no Memorial da Mulher
Na noite desta quinta-feira (19), às 19h, acontece no auditório do Memorial da Mulher Ceci Cunha, bairro do Alto do Cruzeiro, a abertura da exposição "Agbará Omi – Força das Águas", dando mote à cultura afro em nosso município.
Com o empenho da prefeita Célia Rocha (PTB), em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e com o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB), a mostra ficará aberta ao público deste dia 19 de dezembro até 2 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, das 14h às 18h.
A exposição traz e presta tributo ao grande ventre onde tudo nasce e tudo retorna, na imagem e representação das Yabás, orixás mulheres associadas às águas por seu poder fecundo diante da terra.
Segundo o idealizador, vice-reitor da Uneal e professor mestre Clébio Araújo, as Yabás também são cultuadas fora de seu território de origem por ser de fundamental importância a presença da mulher na sociedade religiosa afrobrasileira, bem como na civil arapiraquense.
A curadoria é da diretora do Memorial da Mulher, Isabela Santos, e a montagem e concepção de Rafael Brandão e Wellington Marques, a retratar a beleza da figura feminina afro com seus trajes e peças característicos.
Últimas notícias
[Vídeo] Operação contra crime organizado prende 15 suspeitos em várias cidades de AL
Homem é condenado a 50 anos de prisão por matar irmãos em ‘tribunal do crime’ em Maceió
Traficante dá treino de tiro no Rio a novos integrantes do CV
Casal é flagrado fazendo sexo em elevador de prédio no Farol; PM é acionada
Arapiraca celebra 101 anos de história e tradição com inaugurações e grande festa
‘De hoje você não passa’: Homem aciona policia após ameaça de familiar em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
