Polícia

Várzea Limpa 2: PC prende líder do tráfico em União

Por Redação com Assessoria 06/01/2014 18h06
Várzea Limpa 2: PC prende líder do tráfico em União
Amaro José da Conceição, conhecido como ?Márinho?, ?Mário? ou ?Maro? - Foto: Assessoria

Uma operação denominada “Várzea Limpa”, desencadeada no sábado (4), sob o comando do delegado regional de União dos Palmares, Mário Jorge Barros, resultou na prisão do líder do tráfico na região, Amaro José da Conceição, conhecido como “Márinho”, “Mário” ou “Maro”, foragido da Justiça desde 2001 e acusado também em crimes de homicídio.

Outros três integrantes da quadrilha que ele comandava foram presos e identificados como Alex Pereira, Maria Dayana Ferreira de Araújo e Cícero de Oliveira Santos. Além deles, um adolescente de 16 anos (C.G.J), conhecido por “Júnior Ciclone”, foi apreendido.

O líder do grupo criminoso foi surpreendido, quando se encontrava no Posto Pichilau, no município de Messias, prestes a fugir para o Estado de Minas Gerais. Todos os integrantes da quadrilha foram autuados na Central de Flagrante de Maceió.

Com a quadrilha, a Polícia Civil apreendeu um automóvel Golf, cor preta, placas MVG 1190, dois revólveres, munição, carregador, crack, bala-clava, dinheiro, relógios, eletroeletrônicos, celulares, entre outros.

O delegado Mário Jorge Barros revelou que, há cerca de dois meses – com o apoio da delegada Sheila Carvalho (diretora de Polícia Judiciária da Área 3) e da delegada Ana Luíza Nogueira (diretora da Deic) – vem investigando as atividades da quadrilha comandada por “Marinho”.

Em 19 de dezembro passado, outra operação (Várzea Limpa 1), realizada pela PC na mesma localidade conhecida popularmente como “Vargem” , já havia prendido parte da quadrilha.
Na ocasião foram levados para a delegacia regional: Sérgio Pinheiro da Silva, 33, conhecido como “Coroa”; Ana Paula Nicácio Bandeira, 35; Manoel da Silva Bezerra, 26, o “Neco”; Welington Calheiros de Barros, 18; Valdernison Moreira dos Santos Lázaro, 31, “Val”, e Maria Rosinete dos Santos, 33, a “Rosa”.

Cinco detidos foram localizados em cumprimento a mandados judiciais, enquanto Welington foi autuado em flagrante por receptação, porque estava com uma motocicleta que foi roubada. Também foram apreendidos quatro menores.

Na ocasião, Amaro José da Conceição conseguiu fugir, mas o trabalho policial avançou e o líder do tráfico acabou localizado quando tentava fugir para outro estado.

De acordo com as investigações, a quadrilha é responsável também por diversos crimes de homicídio, e comandava o comércio de drogas na localidade ponte do Mata Quatro.

Além desta, “Marinho’ comandava outras seis ‘bocas de fumo’ na região e sua meta seria apurar pelo menos R$ 800,00, por dia, com a venda de drogas.

Amaro José, conforme as investigações, chefiava ainda uma verdadeira matança em União dos Palmares. Um jovem usuário conhecido como “Atitude” foi morto em 12 de dezembro do ano passado e o pagamento ao matador teria sido apenas uma pedra de crack, que custa R$ 10,00.

O líder do tráfico foi também responsável por uma quase chacina na cidade, onde na noite do dia 14 de dezembro passado, três homens abriram fogo contra Anderson Ferreira de Carvalho e outros familiares, após invadirem a casa da mãe da vítima.

Anderson foi baleado com quatro tiros, e seu tio Carlos Roberto Ferreira de Araújo foi morto na hora. Um agente penitenciário que estava na casa também quase era morto.

A ação, comandada diretamente pelo Amaro, teve a participação de outros integrantes do grupo. A ordem era exterminar a família do agente penitenciário que estava naquela residência.

O delegado Mário Jorge Barros ressaltou o apoio que vem recebendo por parte do juiz Antônio Rafael Wanderley, titular da 3ª Vara Criminal de União dos Palmares, e do promotor Vilas Boas, daquela Comarca.

Ele destacou ainda a colaboração da sociedade local. “Essa colaboração é imprescindível para o combate à violência na região e esperamos que a população continue nos ajudando”, concluiu.