Vigilância Sanitária Estadual irá inspecionar carros-pipa
A Vigilância Sanitária Estadual irá inspecionar, nesta sexta-feira (10), os carros-pipa que integram a Operação Água é Vida, responsável pelo fornecimento de água potável para as vítimas da seca em Alagoas. A ação será iniciada às 8 horas e irá ocorrer no Batalhão de Polícia Ambiental, localizado no Balneário do Catolé, localizado às margens da BR-316, próximo a Satuba.
Durante a operação será verificada a estrutura física dos tanques utilizados para transportar água potável e exigida uma nota fiscal que informe o nome da empresa que confeccionou os tanques. Caso estes pré-requisitos sejam atendidos, segundo informou o diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, os proprietários dos veículos irão receber um alvará que autoriza o transporte de água para consumo humano.
“Iremos verificar se os carros-pipa seguem a portaria 326, expedida pelo Ministério da Saúde em 30 de julho de 1997, que trata do regulamento técnico sobre as condições higiênico-sanitárias e as boas práticas dos meios de transporte de água potável. Os meios de transporte de alimentos colhidos, transformados ou semi-processados dos locais de produção ou armazenamento devem ser adequados para o fim a que se destinam e constituídos de materiais que permitem o controle de conservação, da limpeza, desinfecção e desinfestação fácil e completa, impedindo a contaminação dos materiais", informou.
Palmeira e Santana – O diretor da Vigilância Sanitária Estadual ressaltou que, em dezembro passado, foram realizadas duas operações de inspeção nos municípios de Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema. “Nosso papel é promover, proteger e recuperar a saúde individual e coletiva, assegurando que as vítimas da seca não consumam água contaminada, que pode provocar uma série de doenças, a exemplo da diarreia”, observou.
Paulo Bezerra informou que, os proprietários de carros-pipa reprovados nas operações passadas, poderão ser reinspecionados, desde que tenham se adequado à portaria 326, expedida pelo Ministério da Saúde. "A água representa uma alimento e deve ser transportada e acondicionada em tanques e recipientes adequados. Por isso, é papel da Vigilância Sanitária Estadual coibir que carros-pipa inapropriados venham a transportar água para consumo humano, colocando em risco a saúde de seus consumidores”, salientou.
Últimas notícias
Ligação entre Gaspar e Kelmann não foi confirmada pela equipe do deputado
Três pessoas são presas por tráfico e porte ilegal de arma no município de Penedo
Falta de policiais militares e estrutura precária em Marechal Deodoro é alvo de denúncia do MP
Em Recife: Carro bate em viatura da PM e arremessa veículo contra poste; policial morreu
Unidades de saúde em Alagoas podem passar rastrear autismo em crianças atendidas no estado
Programa lança edital para incentivar iniciativas culturais dos trabalhadores atingidos pelo afundamento do solo em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
