População alerta para morte do Rio São Francisco durante procissão
Uma grande faixa com a frase “Se o rio secar o que vamos festejar?”, chamou atenção de autoridades e do grande público presente na procissão de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo, neste domingo (12).
O movimento realizado por um grupo de jovens da cidade ribeirinha cobrava ações por parte dos governantes para salvar o rio que sofre com o assoreamento e a poluição que vêm destruindo o Velho Chico ao longo dos anos, sem qualquer tipo de ação por parte do poder público.
De acordo com João Pedro Viana, de 18 anos, o movimento tenta alertar que atualmente o rio não é mais navegável, e a festa de Bom Jesus que foi criada para tentar acalmar as fortes correntezas. Segundo ele, hoje os festejos não fazem mais sentido, já que são inúmeros os bancos de areia; além disso, a principal balsa que realiza a travessia Alagoas-Sergipe sofre para realizar o trajeto e chega a encalhar quase que diariamente diante dos grandes bancos de areia.
Um dos motivos do baixo nível de água, segundo os manifestantes, é a vasão de água liberada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), na represa de Paulo Afonso-BA. Sem força, as correntezas não conseguem mais levar a areia até a foz, onde a água do Rio São Francisco se encontra com o mar.
O prefeito da cidade, Marcius Beltrão, falou a reportagem do 7segundos, que mesmo sendo do Partido dos Trabalhadores (PT), que hoje tem a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, não concorda com a transposição do rio, pois a trinta metros do Velho Chico existem milhares de pessoas sem ter água potável e o rio sofre com os problemas ambientais ao longo dos anos.
A prefeitura já realizou um projeto de saneamento básico da cidade para acabar com a poluição do rio na região de Penedo. A obra está orçada em R$ 78 milhões, mas depende do governo federal para que seja executada.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
