População alerta para morte do Rio São Francisco durante procissão
Uma grande faixa com a frase “Se o rio secar o que vamos festejar?”, chamou atenção de autoridades e do grande público presente na procissão de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo, neste domingo (12).
O movimento realizado por um grupo de jovens da cidade ribeirinha cobrava ações por parte dos governantes para salvar o rio que sofre com o assoreamento e a poluição que vêm destruindo o Velho Chico ao longo dos anos, sem qualquer tipo de ação por parte do poder público.
De acordo com João Pedro Viana, de 18 anos, o movimento tenta alertar que atualmente o rio não é mais navegável, e a festa de Bom Jesus que foi criada para tentar acalmar as fortes correntezas. Segundo ele, hoje os festejos não fazem mais sentido, já que são inúmeros os bancos de areia; além disso, a principal balsa que realiza a travessia Alagoas-Sergipe sofre para realizar o trajeto e chega a encalhar quase que diariamente diante dos grandes bancos de areia.
Um dos motivos do baixo nível de água, segundo os manifestantes, é a vasão de água liberada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), na represa de Paulo Afonso-BA. Sem força, as correntezas não conseguem mais levar a areia até a foz, onde a água do Rio São Francisco se encontra com o mar.
O prefeito da cidade, Marcius Beltrão, falou a reportagem do 7segundos, que mesmo sendo do Partido dos Trabalhadores (PT), que hoje tem a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, não concorda com a transposição do rio, pois a trinta metros do Velho Chico existem milhares de pessoas sem ter água potável e o rio sofre com os problemas ambientais ao longo dos anos.
A prefeitura já realizou um projeto de saneamento básico da cidade para acabar com a poluição do rio na região de Penedo. A obra está orçada em R$ 78 milhões, mas depende do governo federal para que seja executada.
Últimas notícias
Carro capota na zona rural de Craíbas e mobiliza moradores durante a noite
No Brasil, 9 em cada 10 refugiados registrados são venezuelanos
Cantor colombiano Yeison Jiménez morre em acidente aéreo
Turista é mordida por tubarão durante mergulho em Fernando de Noronha
Velório de Manoel Carlos será restrito a amigos e familiares
Mega-Sena acumula, e prêmio sobe para R$ 20 milhões; veja dezenas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
