População alerta para morte do Rio São Francisco durante procissão
Uma grande faixa com a frase “Se o rio secar o que vamos festejar?”, chamou atenção de autoridades e do grande público presente na procissão de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo, neste domingo (12).
O movimento realizado por um grupo de jovens da cidade ribeirinha cobrava ações por parte dos governantes para salvar o rio que sofre com o assoreamento e a poluição que vêm destruindo o Velho Chico ao longo dos anos, sem qualquer tipo de ação por parte do poder público.
De acordo com João Pedro Viana, de 18 anos, o movimento tenta alertar que atualmente o rio não é mais navegável, e a festa de Bom Jesus que foi criada para tentar acalmar as fortes correntezas. Segundo ele, hoje os festejos não fazem mais sentido, já que são inúmeros os bancos de areia; além disso, a principal balsa que realiza a travessia Alagoas-Sergipe sofre para realizar o trajeto e chega a encalhar quase que diariamente diante dos grandes bancos de areia.
Um dos motivos do baixo nível de água, segundo os manifestantes, é a vasão de água liberada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), na represa de Paulo Afonso-BA. Sem força, as correntezas não conseguem mais levar a areia até a foz, onde a água do Rio São Francisco se encontra com o mar.
O prefeito da cidade, Marcius Beltrão, falou a reportagem do 7segundos, que mesmo sendo do Partido dos Trabalhadores (PT), que hoje tem a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, não concorda com a transposição do rio, pois a trinta metros do Velho Chico existem milhares de pessoas sem ter água potável e o rio sofre com os problemas ambientais ao longo dos anos.
A prefeitura já realizou um projeto de saneamento básico da cidade para acabar com a poluição do rio na região de Penedo. A obra está orçada em R$ 78 milhões, mas depende do governo federal para que seja executada.
Últimas notícias
Caso Marielle e Anderson: STF condena irmãos Brazão a 76 anos
Advogado sustenta que queda de criança foi acidente e questiona provas da acusação no júri
MPAL promove reunião com órgãos estaduais para discutir direitos humanos e cidadania nas escolas
IMA diz que mortandade de peixes em Jequiá da Praia foi provocada por ações humanas
Polícia Militar flagra extração irregular de minério durante Operação Onda Verde
Marginal do Piauí, com recursos articulados por Arthur Lira, impulsiona desenvolvimento em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
