População alerta para morte do Rio São Francisco durante procissão

Uma grande faixa com a frase “Se o rio secar o que vamos festejar?”, chamou atenção de autoridades e do grande público presente na procissão de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo, neste domingo (12).
O movimento realizado por um grupo de jovens da cidade ribeirinha cobrava ações por parte dos governantes para salvar o rio que sofre com o assoreamento e a poluição que vêm destruindo o Velho Chico ao longo dos anos, sem qualquer tipo de ação por parte do poder público.
De acordo com João Pedro Viana, de 18 anos, o movimento tenta alertar que atualmente o rio não é mais navegável, e a festa de Bom Jesus que foi criada para tentar acalmar as fortes correntezas. Segundo ele, hoje os festejos não fazem mais sentido, já que são inúmeros os bancos de areia; além disso, a principal balsa que realiza a travessia Alagoas-Sergipe sofre para realizar o trajeto e chega a encalhar quase que diariamente diante dos grandes bancos de areia.
Um dos motivos do baixo nível de água, segundo os manifestantes, é a vasão de água liberada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), na represa de Paulo Afonso-BA. Sem força, as correntezas não conseguem mais levar a areia até a foz, onde a água do Rio São Francisco se encontra com o mar.
O prefeito da cidade, Marcius Beltrão, falou a reportagem do 7segundos, que mesmo sendo do Partido dos Trabalhadores (PT), que hoje tem a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, não concorda com a transposição do rio, pois a trinta metros do Velho Chico existem milhares de pessoas sem ter água potável e o rio sofre com os problemas ambientais ao longo dos anos.
A prefeitura já realizou um projeto de saneamento básico da cidade para acabar com a poluição do rio na região de Penedo. A obra está orçada em R$ 78 milhões, mas depende do governo federal para que seja executada.
Últimas notícias

Sonda da NASA avistou 'companheira' que falhou chegada à Lua

Câmera flagra homem cometendo furto em loja de celulares no bairro Planalto, em Arapiraca
![[Vídeo] Jornalista atinge Trump com microfone na cara](https://img.7segundos.com.br/_HpaVBv34bDiDeaKYgw6B4xsHPU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/naom-67d53b3f87da.webp)
[Vídeo] Jornalista atinge Trump com microfone na cara

Ressaca de Carnaval promove grande 'arrastão' neste sábado (15) em Lagoa da Canoa
Julgamento sobre manutenção de prisão de Kel Ferreti por estupro segue indefinido no TJ/AL

Operação policial prende dois suspeitos de homicídio e apreende arsenal em Murici
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
