Maioria dos convocados em 1ª chamada para a Ufal é de AL
A adesão da Universidade Federal de Alagoas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) aconteceu em 2011 para o preenchimento das vagas de 2012. Como o sistema é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e abre a concorrência para vagas nas instituições de ensino superior em todo o País, no início houve certa polêmica sobre as condições dos estudantes alagoanos disputarem com candidatos de outros estados.
No entanto, os resultados divulgados pela Copeve demonstram que a maioria dos alunos aprovados para a Ufal é aqui mesmo de Alagoas. No ranking geral, foram aprovados 2.918 estudantes alagoanos, representando 56,46% das vagas oferecidas pelo Sisu, utilizando a nota do Enem. O segundo colocado é o Estado vizinho, Pernambuco, com 627 estudantes, representando 12,13% das vagas.
Outro dado relevante é que a maioria das vagas é preenchida por estudantes nordestinos. São da região 81% dos aprovados para as 5.168 vagas oferecidas para os cursos da Ufal. Separando estes estudantes entre os que optaram pelas cotas e os que disputaram em ampla concorrência, a maioria dos aprovados continua sendo nordestina: 78,56% na ampla concorrência e 85,64% nas cotas. Nos dois casos, mais da metade é de Alagoas.
Segundo os dados divulgados pela Copeve, entre os cursos mais concorridos, o de Medicina teve uma aprovação maior de estudantes oriundos de Pernambuco. Foram aprovados 21 estudantes do estado vizinho e 17 de Alagoas. Já em Odontologia, 60% dos aprovados são de Alagoas e 25% de Pernambuco. Em Direito, para o turno matutino, 57,69% dos convocados em primeira chamada são de Alagoas. Ampla maioria também em Engenharia Civil, 67,50% dos convocados para a matrícula são de alagoanos.
Veja mais detalhes dos resultados da primeira chamada no estudo divulgado pela Copeve no arquivo em anexo.
Últimas notícias

Líder do PT aciona PGR contra Michelle Bolsonaro

“Conseguimos alguns pré-consensos”, diz presidente da COP30

Alfredo Gaspar pede prisão preventiva de presidente do SINDNAPI, entidade ligada a irmão de Lula

Caio Bebeto condena uso de símbolo religioso em atividade escolar e chama atenção para “intolerância”

Câmeras mostram momento em que policiais salvam bebê de engasgo, em Arapiraca

Cibele Moura repudia ato de intolerância religiosa no Ifal de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
